Tv Web

Professores iniciam curso em Atendimento Educacional Especializado


No Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), localizado em novas instalações à Rua das Mangueiras, S/N, teve início na sexta-feira, 23, o curso de aperfeiçoamento “Atendimento Educacional Especializado: Aluno com Deficiência e Aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento”, promovido pela Secretaria de Educação de São Desidério. O curso tem carga horária de 140 horas direcionado para professores da sede e zona rural do município, que foi contemplado com oito Salas de Recursos Multifuncionais.

A secretária de Educação Alaides França esteve presente na abertura do curso e destacou o empenho da Secretaria de Educação para esta realização. “Inicialmente parabenizo à equipe da AEE por esta iniciativa salutar. Este é um momento de extrema importância para nós, estamos capacitando professores da Rede Municipal de Ensino para o exercício da docência de pessoas com deficiência. Os professores estão se preparando para conduzir o processo ensino-aprendizagem com alunos com deficiência, além de se tornarem multiplicadores dos pressupostos didático-pedagógicos dessa modalidade de ensino na Escola. Com essas ações, estamos visando à inclusão socioeducativa das pessoas com deficiência, de garantindo-lhes o direito à acessibilidade ao ensino e à educação de qualidade”.


Dividido em oito módulos e ministrado pelas professoras especialistas Cristiane Dias e Eliseth Alves, o curso objetiva proporcionar aos professores interessados em realizar o AEE, conhecimentos que os possibilitem conduzir em unidades escolares do município a promoção de um atendimento educacional condizente com as necessidades dos Alunos com Deficiência e Transtornos Globais de Desenvolvimento.

De acordo com a coordenadora Cristiane Dias, a capacitação é realizada todas as sextas-feiras nos turnos matutino e vespertino. Ao final acontecerá uma mostra dos trabalhos produzidos pelos professores nas oficinas. “Esperamos com o curso formar profissionais engajados e comprometidos com a causa da Inclusão, dispostos a se aprofundarem nos conhecimentos e a apoiarem a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”. A coordenadora Eliseth Alves complementou. “Este curso é imprescindível para a melhoria da qualidade de ensino do nosso município, pois a formação dos profissionais é o primeiro passo para a consolidação da inclusão nas nossas escolas”.

A professora Graziela Pereira dos Santos tem boas expectativas do curso. “É uma oportunidade interessante porque no nosso cotidiano nos deparamos com alunos com necessidades especiais por isto precisamos nos preparar para atender com qualidade a estes discentes, e nos sentirmos mais capazes e seguros para desenvolver nosso trabalho no contexto da educação inclusiva”.

Texto e fotos: Ana Lúcia Souza

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem