A chegada de muitas frentes de trabalho para acelerar a implantação da rede de esgotamento sanitário em ruas do centro da cidade de Barreiras foi tratada em reunião entre representantes da Embasa, Prefeitura de Barreiras e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na última segunda-feira (26). Visando cumprir o cronograma da obra, no perímetro que abrange as ruas D. Pedro I e Princesa Isabel, até o mês de maio, a Embasa apresentou seu plano de trabalho, envolvendo escavação, assentamento de tubulação e pavimentação dos trechos de asfalto danificados por intervenções da empresa, para que a Prefeitura possa atuar de forma mais racional na recuperação das vias do centro de Barreiras, sem o risco de escavações que venham a danificar o trabalho realizado.
A atuação da obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Barreiras, no centro, acontecia prioritariamente nos finais de semana e feriados, mas este ritmo compromete o cronograma previsto para a conclusão da obra nesta área da cidade e, por isso, operários a serviço da Embasa começarão a atuar todos os dias a partir desta semana. Segundo o fiscal da obra, o engenheiro civil Teobaldo Gomes, restam cerca de quatro ruas para a implantação da rede coletora e as ações devem se concentrar, principalmente, no assentamento dos ramais prediais – estrutura que liga o esgoto doméstico dos imóveis à rede coletora.
A Embasa informou, também, que a equipe de mobilização social já está avisando os comerciantes e empresários que trabalham no local. O presidente do CDL, Alberto Celestino, acredita que a reunião foi importante para que a instituição possa apoiar na comunicação sobre a realização das intervenções no local. “É uma forma de preparar aqueles que vivem do comércio, neste local, para que sejam minimizados os transtornos durante a obra neste período”, declarou.
Segundo a prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira, esta é uma obra que traz transtornos e, por isso, o cuidado diferenciado, nesta área de comércio, com o asfaltamento que virá depois de passar as obras de esgotamento sanitário. “Esta é uma parceria que quem ganha é apenas a cidade”, afirma. Em locais por onde a obra já foi executada, a Prefeitura deve iniciar o trabalho de renovação da pavimentação asfáltica, como as ruas São Francisco, 15 de Novembro e São Luiz, de um total de 55 vias a serem recuperadas.
Obra - Com um investimento público no montante de R$ 78 milhões (recursos da Embasa financiados pela Caixa Econômica Federal), a obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Barreiras, já está com 70% da rede coletora implantada e 44% dos ramais prediais. Após sua conclusão, prevista para este ano, o empreendimento projeta a implantação de 24 mil ligações intradomiciliares e vai atender uma população de aproximadamente 91,2 mil habitantes.
Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Barreiras
(77) 3612 9366
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.