Polícia Federal investiga prefeito de Sorocaba por suspeita de desvios na saúde
Mandados foram cumpridos em 13 cidades de SP e em Vitória da Conquista (BA); Rodrigo Manga nega irregularidades e diz ser alvo de perseguição política
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (12) a Operação Copia e Cola, que apura um suposto esquema de desvio de verbas públicas destinadas à área da saúde em Sorocaba, no interior de São Paulo. Um dos principais alvos da investigação é o atual prefeito do município, Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido nas redes sociais como “prefeito tiktoker”.
A operação cumpriu 28 mandados de busca e apreensão em 13 cidades do estado de São Paulo e em Vitória da Conquista, na Bahia. Os agentes estiveram na residência do prefeito, na sede da Prefeitura de Sorocaba, na Secretaria Municipal de Saúde e no diretório municipal do partido Republicanos.
Conforme informações da Polícia Federal, a investigação teve início em 2022 e apura a prática de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, peculato, contratação direta ilegal e fraude em licitação. Os desvios investigados envolvem contratos firmados com recursos públicos que deveriam ser aplicados em serviços de saúde para a população.
Em resposta à operação, o prefeito Rodrigo Manga negou qualquer envolvimento em irregularidades. Segundo ele, os valores apreendidos durante as buscas estavam devidamente declarados, e sua cunhada — também alvo da ação — atua como missionária, sem qualquer relação com os supostos crimes.
Manga ainda declarou estar sendo vítima de perseguição política, mencionando sua pré-candidatura à Presidência da República como um dos possíveis motivos para a operação ser deflagrada neste momento.
A Polícia Federal segue com as investigações, e novas informações devem ser divulgadas nos próximos dias.
Acompanhe a cobertura completa e atualizações sobre este caso no portal TV Web Barreiras.
Post a Comment