Desde a semana passada, o assunto do momento em Barreiras é um acordo entre Zito Barbosa e o ex-prefeito Antonio Henrique. O acordo estipulava que aquele que estivesse melhor em pesquisas eleitorais apoiaria o outro. Em entrevista ao radialista Marcelo Ferraz, Danilo Henrique esclareceu a situação:
"Eu sempre fui claro em minhas respostas e o mais transparente possível nesse processo eleitoral. É importante deixar claro que, antes de ir a Brasília, como o prefeito citou, ele foi à casa do meu avô, Antonio Henrique, para tomar café da manhã e conversar. Eles fizeram este acordo na casa do meu avô e levaram a ACM Neto, que é vice-presidente nacional do partido União Brasil, e a Cacá Leão, que é vice-presidente estadual do meu partido, o Progressistas (PP), para falar do acordo e sacramentar ali os termos das pesquisas, como a data e tudo mais, feito em Brasília. Mas o acordo surgiu de uma visita do prefeito Zito na casa do meu avô. Isso tem que ficar bem claro!" disse Danilo Henrique.
Em outro ponto da entrevista, o radialista perguntou: "Você disse que este acordo foi feito entre seu avô e Zito, então você não participou da conversa?" Danilo respondeu enfaticamente: "Participei da segunda conversa, tanto eu quanto Otoneil, pois não adiantava eles fazerem o acordo se nós também não estivéssemos de acordo."
Quando questionado sobre o que foi discutido na reunião, Danilo explicou: "Nós apoiamos Zito em 2020 e queríamos a mesma contribuição dele, mas também acho importante que ele lançasse seu candidato, pois ele tem um grupo político. Foi acordado isso lá, data, pesquisa, tudo foi acordado. Agora, me surpreendeu o prefeito usar uma saída que acho não convém, mas cada um usa o argumento que quer. Colocar a culpa do acordo desfeito na vereadora Carmélia da Mata e no Fernando ZDA, que nem sequer participaram da reunião, não é justo. Se eles tivessem participado, aí sim ele poderia ter alegado uma possível quebra de acordo, mas não foi o caso. Acho que, como líder político, não podemos nos deixar abalar por torcida. Tudo que acontece por aí em redes sociais, grupos de WhatsApp e Facebook é torcida, é amor, é paixão, isso é normal e faz parte do processo. Nunca falei mal de nenhum candidato e sempre elogiei o que foi feito por Barreiras, debatendo apenas o que precisa melhorar, que é o que a população me pede."
Perguntado se ainda existe possibilidade deste acordo ser mantido, Danilo respondeu: "Algo que começa conversado, acaba conversado. Se o prefeito acha que deve descumprir o acordo, chame quem fez o acordo para descumprir, ele está no direito dele. Ninguém colocou arma na cabeça de ninguém para cumprir nada. Eu, na minha visão e jeito de ser, quando dou a palavra, eu cumpro, é o meu jeito!"
O radialista Marcelo Ferraz foi ainda mais enfático, perguntando se Danilo Henrique acreditava que o acordo não sairia mais. Danilo respondeu: "Acho que não foi descumprido ainda. Ele começou a conversar com Antonio Henrique, eles dois têm que conversar novamente. Ficar falando pela imprensa ou mandando recados não é papel de um líder político, não é condizente com a estatura que Zito tem. Acho que têm que conversar e resolver. 99% dos problemas se resolve conversando e 1% com briga, e briga não é bom para nenhum lado. Defendo que conversar é sempre a melhor saída." Finalizou Danilo.
Análise do ocorrido
O desentendimento público entre Zito Barbosa e o grupo de Antonio Henrique revela um cenário político conturbado em Barreiras. A troca de acusações e a quebra de acordos expõem fragilidades nas alianças políticas, onde a comunicação direta parece ser a chave para resolver impasses. Danilo se posiciona como um defensor do diálogo e da transparência, enfatizando a importância de cumprir a palavra dada.
Blog Tv Web Barreiras
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.