22/02/2018

EM PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DE 2018, VEREADORES VOLTAM A DEBATER ASSUNTOS IMPORTANTES


Na primeira sessão ordinária após a solenidade que deu inicio aos trabalhos legislativos de 2018, os vereadores da base e de oposição subiram a tribuna da casa e fizeram discursos tratando de diversos assuntos importantes. Os vereadores aproveitaram a oportunidade para parabenizar o Presidente Gilson Rodrigues que segundo eles, fez uma excelente reforma que poderá garantir uma qualidade de vida melhor dos moradores da região.

O primeiro a usar a palavra para se pronunciar foi o Vereador Nereu do Gás que integra a bancada de oposição na Câmara. Em suas fala o vereador começou parabenizando o Presidente Gilson Rodrigues e a mesa diretora para reforma do prédio e principalmente pelas mudanças no plenário da casa. Em seguida o parlamentar aproveitou a oportunidade para dizer que durante a passagem do Prefeito Zito Barbosa pela sede do Poder Legislativo na abertura dos trabalhos de 2018, muitas mentiras teriam sido ditas a população barreirense. Nereu afirmou que a população podia até aceitar as mentiras e desculpas no ano de 2017 que era o primeiro do mandato do chefe do Poder Executivo Municipal, mas que um ano se passou e os barreirenses já não aceitam mais qualquer história.


Logo após o vereador e também membro da oposição Marcos Reis fez uso do seu tempo regimental para lamentar a falta de oportunidade do uso da palavra durante a sessão solene da noite anterior e que em sua opinião naquela ocasião a Câmara teria se tornado um palanque do prefeito e que  o regimento interno da casa teria sido descumprido no momento em que o presidente Gilson não franqueou a palavra aos parlamentares.

Já o vereador José Barbosa começou a sua fala dando um destaque especial aos feirantes e a luta que tem travado em defesa destes trabalhadores. De acordo com o parlamentar, antes do incêndio que destruiu boa parte das instalações da feira-livre de Barreiras, o mesmo já havia protocolado um pedido de providências no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA e na Secretaria de Infraestrutura do Município após um incidente no local e que nenhuma providência teria sido tomada, levando ao incidente que trouxe prejuízos financeiros e emocionais aos feirantes que trabalhavam nas áreas atingidas pelo incêndio. O Vereador também cobrou uma solução na entrega da obra do galpão uma vez que o prazo estipulado para a sua conclusão teria se encerrado a nove dias atrás.


Cezar da Vila, terceiro vereador mais bem votado desta legislatura começou o seu discurso agradecendo a Deus pelo ano de trabalho que se inicia e afirmou que errar é humano, mas que é preciso coragem para corrigir os erros e que no papel de homem público está aberto ás críticas e que elas não o impedirão de continuar gerindo o seu mandato em prol dos que mais necessitam pois ele vem de uma lugar humilde e sabe das necessidades daquele povo. 

Bastante envolvido nas discussões sobre o novo código tributário que vem ocorrendo atualmente, o Vereador Carlos Costa fez um discurso bastante voltado para a classe empresarial do município. De acordo com ele a CDL e diversas entidades vêm se reunindo na busca de soluções para resolver este problema. Durante o seu tempo  regimental Carlos Costa fez uma breve explanação sobre a Repristinação e como esse dispositivo da legislação brasileira poder ser a solução. O vereador afirmou ainda que esta no aguardo de uma resposta do prefeito que tem feito um estudo das propostas apresentadas por um grupo de empresários e vereadores.


O já experiente e membro do grupo que faz oposição ao Chefe do Poder Executivo Municipal na Câmara Vereador Vivi Barbosa afirmou que o Prefeito não disse uma verdade durante a sua passagem pela Câmara na sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2018 e pediu para que a Câmara apresentasse o projeto de revogação do novo código tributário e que caso o prefeito vetasse o projeto, que os vereadores derrubassem o veto e disse ainda que os empresários do município não irão aguentar a nova carga tributária e caso a atual lei permaneça, estes podem acabar deixando o município pra abrirem os seus comércios em municípios vizinhos. 



Conhecido por seus discursos polêmicos, o Vereador Eurico Queiroz afirmou que quando as pessoas escolhem a vida pública devem estar preparados para receberem vaias e aplausos e que isso é a democracia.  Sobre a votação do Código tributário o parlamentar afirmou que todos erraram, tanto a base quanto a oposição que devido a inexperiência não se atentou a dispositivos do Regimento Interno da Câmara para tentar barrar a tramitação do projeto que estabeleceu o novo código. Eurico aproveitou a oportunidade para enfatizar que o Prefeito tem participado de todas as reuniões com a classe empresarial que esta buscando uma solução para o novo código tributário e que o antigo era arcaico e defasado não servindo mais para o nosso município. O parlamentar foi enfático ao dizer que nas gestões anteriores os prefeito não discutiam as leis com nenhuma classe e que tudo era feito na tora e que boa parte da oposição de Barreiras são verdadeiras aves de agouro que torcem pelo "quanto pior melhor". Para ele a solução é a revogação parcial do projeto, o que não prejudicaria por exemplo as famílias que foram contempladas com a isenção do seus IPTU's.

O líder da bancada de situação na Câmara Vereador Otoniel levou para os debates importantes assuntos. Para dar inicio a sua fala o parlamentar falou sobre a atual situação do Pátio Legal. Para o vereador a empresa que ganhou a licitação para explorar o pátio não tem cumprido as exigências previstas no projeto, a exemplo da ausência de cobertura para evitar danos causados pela ação do sol nos veículos apreendidos. o Vereador afirmou que essa era uma exigência presente no projeto e que não tem sido cumprida. Outra importante pauta levantada pelo edil foi a questão da água que a EMBASA tem distribuído para as residências em Barreiras. Além do mau cheiro, a água tem apresentado um gosto estranho. 


E para finalizar subiu a tribuna o novato Vereador João Felipe que afirmou ter sido acordado entre os vereadores a não utilização da tribuna durante a sessão solene ocorrida na noite anterior. O parlamentar ainda disse que já presenciou os vereadores de oposição participarem de reuniões com o Prefeito e não fazerem nenhuma cobrança e que não estava entendendo o porque de toda a confusão que eles fizeram logo após a a sessão. Para joão a assinatura de documento pelos vereadores de pedido de revogação do novo código tributário era algo político para tirar a atenção de um brilhantes carnaval que estava preste a começar e que é preciso reconhecer os benefícios do Código que traz isenção de IPTU e outros impostos a população mais carente de Barreiras., assim sendo o vereador pediu revogação de apenas parte do novo código tributário, não afetando quem mais precisa.

Fotos-reprodução Tv Câmara de Barreiras.

Da redação Tv Web Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.