No dia do Cerrado Brasileiro, bioma no qual está inserida Luís Eduardo Magalhães, Oziel, 12 visitou comunidades ribeirinhas do Rio de Pedras e relembrou o trabalho e as histórias do passado, junto aos seus moradores.
A preservação do meio ambiente que é responsável pela manutenção da vida e pela riqueza produzida nessa terra, sempre mereceu a atenção de Oziel. Foi ele o responsável pela implantação do Programa de Micro bacias em parceria com os produtores no Novo Paraná, Bela Vista e Alto Horizonte, Programa este que construiu curvas de níveis e barreiras naturais para prevenção de erosões nas lavouras e proteção das nascentes dos riachos e rios no Município, além do Programa de Geração de Emprego e Renda com artesanato de fibras e sementes naturais nativas da região, tais como: Buriti, catolé, coqueiros e capim dourado.
Com este último programa, Oziel resgatava a cultura dos nativos, com sua arte empírica e chegou a promover um grande desfile no Congresso Nacional, para que ministros, senadores e deputados pudessem apreciar e valorizar as riquezas do Cerrado. Desde então, o Brasil e o mundo começaram a voltar seus olhos para estes materiais e as artes produzidas a partir deles. O Projeto Em Cantos do Cerrado e a Associação Caliandra, mudaram a visão de muitos sobre a responsabilidade da preservação ambiental.
Oziel garante que, em seu novo mandato, o meio ambiente e as comunidades ribeirinhas voltarão a receber atenção.
“A partir de janeiro vamos retomar a defesa do bioma em parceria com o Senador Otto Alencar, que lidera a luta pela revitalização do Rio São Francisco, e cuidar do nosso querido Rio de Pedras, importante afluente secundário do Velho Chico. Vamos também retomar programas que promovam a preservação da natureza, da cultura e a geração de emprego e renda nas comunidades, considerando a sua sustentabilidade.” Garantiu Oziel, 12.
Ao que parece novos e melhores tempos estão por vir.
Ascom. Oziel
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.