![]() |
| Entidade acusa jornal de perseguir o ex-presidente com reportagem "factóide" |
Em nota publicada em seu site no último domingo (19/7), o Instituto Lula acusou o jornal carioca
O Globo de omitir informações e mentir com o intuito de atacar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A crítica foi dirigida à reportagem na qual informava que, com base em telegramas de diplomatas baseados no exterior para o Ministério de Relações Exteriores, que o político poderia atuar em favor do grupo Odebrecht durante algumas de suas viagens internacionais, em especial a Portugal e Cuba.
Segundo o Instituto, que divulgou a íntegra dos e-mails trocados com a reportagem de O Globo, a reportagem seria mais uma do jornal “que não diz nada”. Para a entidade, os telegramas nada provam e foram usados apenas “para criar um factoide”. “[...] entendemos que a necessidade de criminalizar as atividades de Lula vão [sic] além da normalidade e das boas práticas jornalísticas”.
A entidade reclama também da suposta omissão, por parte do jornal, em relação à publicidade dada pelo Itamaraty de documentos demonstrando “a atuação positiva do ex-presidente Lula”. “Gostaríamos de complementar dizendo que O Globo fez um grande fuzuê, com manchete de primeira página sobre os documentos do Itamaraty durante a presidência de Lula", afirma.
O Instituto diz que, após os documentos se tornarem públicos, não encontrou nenhuma matéria da publicação sobre o assunto, o que talvez tenha "causado estranhamento" aos leitores, e por isso, publicou uma matéria que fez sobre o arquivo "ignorado" pelo jornal.
Fonte: Portal Imprensa.

Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.