Após participar dos diversos atos realizados pelos professores e funcionários públicos municipais que estavam em negociação com o poder executivo municipal por uma proposta de reajuste salarial, A vereadora Karlúcia Macêdo fez uso da tribuna da Câmara de Vereadores de Barreiras para parabenizar os sindicatos envolvidos e toda a categoria que segundo ela, permaneceu unida durante todo o processo. A Vereadora ainda falou sobre as expectativas de condições de trabalho e investimento necessários que serão esperados pelos profissionais da educação uma vez que o poder executivo municipal ofereceu um percentual de reajuste menor do que o índice de inflação.
Confira na integra o discurso da Vereadora Karlúcia Macêdo durante a sessão da última terça-feira 05/05:
"Hoje subo a essa tribuna pra expressar minha satisfação em ver a união da minha categoria, da categoria dos professores do município de Barreiras! Sei bem como é difícil reunir um grupo tão heterogêneo como o nosso mas acredito que força da nossa união fez a diferença pra que o executivo não nos passasse um trator, suprimindo nossos direitos e mais uma vez nos retirando aquilo que a lei nos dá!
Todos nós sabemos das dificuldades que o país vem passando e principalmente da falta de investimentos que a educação sofrendo na nossa cidade! E em que pese a categoria dos professores tenha aceitado os valores de reajuste proposto depois de muita negociação com o executivo, quero expressar minhas impressões pessoais acerca dos acontecimentos dos últimos dia. Primeiramente é preciso esclarecer que reajuste não é favor, é direito! O executivo não está fazendo uma ação voluntária quando apresenta valores de reajuste! Está cumprindo com seu dever legal, que é remunerar adequadamente os seus servidores, repondo ao menos o valor da inflação! Portanto, é preciso reforçar esse caráter legal dos valores a serem reajustados a fim de que não fique parecendo que estão fazendo um favor para os professores! De outro lado, quero chamar o executivo na responsabilidade pra esclarecer que os professores aceitaram receber menos do que aquilo que é devido, mas que não se enganem! Essa diferença que foi retirada dos professores será cobrada! O que todos os professores esperam é que essa diferença seja efetivamente aplicada no melhoramento das condições de trabalho das nossas escolas.
Queremos investimentos para que possamos desenvolver nossas atividades com o mínimo de dignidade! Não é justo que os professores sejam prejudicados com a supressão de seus direitos e ainda assim, não haja nenhuma contrapartida do município no investimento na educação dessa cidade! Não vamos continuar a aceitar escola sem segurança, sem banheiro, sem material didático, sem merenda de qualidade, enfim, sem as condições mínimas de trabalho. Fizemos uma concessão mas queremos e esperamos que valha a pena acreditar que seremos respeitados, nós os professores e os também os alunos da nossa rede municipal de ensino! É preciso mudar a cultura de retirar os recursos da educação pra aplicar em outras áreas! Educação e saúde são prioridades! Não é a toa que recebem recursos carimbados do governo federal! É pra isso que serve o FUNDEB e nós vamos fiscalizar a aplicação desses recursos! Esse é um compromisso do nosso mandato e assim tem sido conduzido pelo sindicato da categoria!
Queria parabenizar o Simprofe pela forma corajosa e honrada com que conduziu as negociações trazendo aos professores não aquilo que era o ideal, mas sem dúvidas o que era possível! Sabemos das dificuldades de se negociar com em determinadas condições mas não tenho dúvidas de que todas as medidas possíveis foram adotadas pelo sindicato da categoria que em momento algum se furtou em buscar as melhores condições aos trabalhadores da educação!"

Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.