Olá caro leitores!
Hoje na Coluna do Leitor irei falar de um assunto que está gerando grande polêmica, o FIES. Mas, o que é o FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
Porém o Governo tomou algumas decisões que alteraram as regras para os que desejam aderir ao programa.
As mudanças nas regras do fies geraram uma série de polêmicas. Nas regras anteriores qualquer aluno que tivesse concluído o ensino médio e quisesse ingressar através do programa em uma universidade particular, enfrentava um processo prático de inscrição, porém, como o governo realizou alterações nas regras, para ingressar na universidade particular, o candidato deve ter tirado no mínimo 450 pontos na prova do ENEM (Exame Nacional Do Ensino Médio).
A Justiça Federal recusou um pedido de liminar para revogar as novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que limitam o acesso de estudantes ao programa de crédito universitário. A ação foi movida pelo Sindicato das Instituições Particulares de Ensino Superior de Pernambuco (Siespe).
O sindicato argumentou que as novas regras prejudicam o processo de expansão do Fies. A Advocacia Geral da União (AGU) afirma que o acesso ao ensino superior, diferentemente do ensino básico, é condicional ao desempenho de aprendizagem do aluno, de acordo com a Constituição. Também disse que cabe ao Ministério da Educação editar regras sobre o programa. Desde o fim do ano passado, faculdades particulares e o MEC travaram uma batalha sobre as mudanças nas regras do Fies. Outros sindicatos e entidades também ingressaram com reclamações contra a pasta na Justiça nas últimas semanas. As faculdades afirmaram que o MEC não dá respostas objetivas sobre o programa.
Com tudo isso algumas instituições estão vetando as inscrições de muitas pessoas que querem iniciar o ensino superior, e infelizmente quem perde no final disso tudo são aqueles que desejam seguir uma carreira profissional.
Até a semana que vem caro leitores!
Obrigado!



Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.