Portal Tv Web Barreiras

BARREIRAS ADERE À CAMPANHA NACIONAL CONTRA HANSENÍASE, VERMINOSES E TRACOMA


Tem início na próxima segunda-feira, 28 de julho até 30 de agosto em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Hanseníase, Geohelmintíases (verminose) e Tracoma 2014, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com os municípios. Em Barreiras, uma série de ações será desenvolvida neste período pelas secretarias de Educação e Saúde que criaram a Campanha Municipal de Busca Ativa de Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíasedestinada a estudantes na faixa etária de 5 a 14 anos, em escolas municipais
São objetivos da campanha, a redução da carga parasitária em escolares do ensino fundamental, identificar casos suspeitos de hanseníase através do “método do espelho”, além de identificar e tratar casos de tracoma nos escolares. Após a identificação, os suspeitos serão referenciados à rede básica de saúde visando à confirmação diagnóstica e tratamento.

Profissionais das duas secretarias desenvolverão ações de mobilização e orientações aos professores e escolares. Logo depois, serão oferecidas doses do anti-helmíntico (medicamento de combate às verminoses) e do preenchimento da ficha de autoimagem, método do espelho – para o diagnóstico da hanseníase.
"A estratégia no ambiente escolar, já utilizada internacionalmente, reduz os custos do tratamento e potencializa os resultados da intervenção por ser uma excelente oportunidade de atingir o maior número de crianças em razão da agregação de crianças e adolescentes nesse ambiente”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica VIEP), Arisleide Bispo.
Dircom.

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem