A Coordenação Estadual do SINTEST/BA vem a público prestar esclarecimentos à comunidade sobre as declarações de um professor do Campus da UNEB de Barreiras que põe em questão a legitimidade da nossa manifestação. Destacamos, inicialmente, que a necessidade de tal pronunciamento advém do respeito que este Sindicato credita aos nossos colegas de Barreiras, sendo esta nota uma verdadeira ação de incentivo e encorajamento a todos os servidores técnicos das Universidades Estaduais da Bahia.
Já no mérito da questão, concordamos com este senhor, quando o mesmo afirma que a educação é um serviço essencial à sociedade e, por isso mesmo, estamos articulando essa série de mobilizações que eclodiram em todo o Estado. Acreditamos que são as pessoas que constroem as instituições e que para que estas sejam fortes e geradoras de bons frutos, aquelas devem ser bem preparadas e satisfeitas nas suas demandas essenciais.
Destacamos à sociedade que a nossa luta é mais que legal, ela é LEGÍTIMA, pois representamos uma categoria que, há anos, sofre com o descaso que os sucessivos governos da nossa terra têm dirigido à educação e é contra estes que nossa indignação tem que se voltar. Ilegal, colegas, é ter o vencimento abaixo do salário mínimo; ilegal é ter o ticket alimentação congelado em R$ 9,00 há 10 anos; ilegal é não termos o nosso plano de carreiras regulamentado; ilegal é o não pagamento da URV; ilegal é permitirmos a marginalização dos nossos colegas de nível de apoio (NA); dentre outros desmandos.
Assim, questionamos por que esse senhor não se manifesta frente a esses abusos? Por que esse senhor não conclama o Ministério Público a intervir nessa situação de abandono e descaso com os servidores das UEBA’s? Por que esse senhor tenta agredir uma categoria tão fragilizada, justo no momento em que ela se organiza numa luta por dignidade? Por que esse senhor não questiona a legalidade da ADUNEB quando esta associação também fecha os portões? Será que os técnicos não tem esse direito? A nossa cidadania estaria comprometida por não sermos professores?
Enquanto entidade sindical, lamentamos profundamente essa tentativa de sufocar um movimento legítimo e nos indignamos com esse desrespeito a uma categoria que luta por direitos e não por privilégios. Cabe aqui lembrar que os técnicos sempre apoiaram os professores nos seus legítimos movimentos, pois reconhecemos que somos “empregados” do mesmo patrão e pertencemos à mesma instituição, portanto devemos cultivar um sentimento de solidariedade recíproco entre os segmentos que compõem a comunidade universitária.
Nesses termos, conclamamos todos os servidores técnicos das nossas Universidades Estaduais a fortalecer cada vez mais as nossas ações, mostrando a nossa força ao governo e a toda sociedade baiana. Não nos acovardaremos frente a declarações maliciosas provindas de quem quer que seja.
Em tempo, agradecemos o apoio e reconhecimento do movimento por parte da Administração Central, dos Diretores dos Departamentos, dos estudantes, dos professores, da diretoria da ADUNEB, da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (FETRAB), de Deputados Estaduais e, claro, de todos os técnicos que estão confirmando que o SINTEST somos todos nós!
COORDENAÇÃO ESTADUAL DO SINTEST/BA NA UNEB
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.