Nelson Mandela faleceu hoje, quinta-feira, aos 95 anos. A morte foi anunciada pelo presidente da África do Sul, Jacob Zuma, pela televisão. Mandela sofria de problemas respiratórios e estava recebendo cuidados médicos em casa. Zuma declarou que “esta nação perdeu um grande filho”, ao se referir ao responsável pelo fim do regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid.
Em vida, Mandela não viu seu ideal concretizado, mas foi, sem dúvida, o principal responsável pelo despertar de todo um povo e pela construção de uma nação.
Em 1993 ele e de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz.
Foi o primeiro presidente negro da África do sul, de maio de 1994 a junho de 1999. Comandou, então, a transição de um regime de minoria no comando para a democracia multirracial da nova África do Sul.
“Durante a minha vida, dediquei-me a essa luta do povo africano”, declarou Mandela, na ocasião de seu julgamento, em 1964, quando foi condenado à prisão perpétua, evidenciando a luta contra a dominação branca ou mesmo a dominação negra. Disse ainda que acalentou “o ideal de uma sociedade livre e democrática na qual as pessoas vivam juntas em harmonia e com oportunidades iguais”. E, por fim, disse ser este um ideal para o qual esperava viver e realizar. “Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou disposto a morrer”, concluiu.
Após o anúncio de sua morte, diversas personalidades politicas usaram as redes sociais para lamentar o ocorrido. A exemplo do Vice-Presidente Michel Temer, o Governador do Pernambuco Eduardo Campos, o Prefeito de Salvador ACM Neto, o Ex-Ministro Geddel Vieira Lima e o Deputado Federal Antonio Imbassahy. Confira abaixo as publicações:
Da Redação TV WEB






Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.