As grávidas com quadro de alto risco que não conseguirem internamento em hospitais públicos poderão ser atendidas na rede privada. É o que prevê o projeto de lei de autoria do deputado estadual Pedro Tavares (PMDB). O conteúdo do projeto cria condições para assegurar a vida da paciente e do bebê em quadro clínico sujeito a complicações e sem vagas públicas num raio de 200 km da residência.
Para o parlamentar, a gestante deve receber um atendimento ágil e a garantia de internamento, pois a gravidez de alto risco pode ocasionar a morte antes ou após o parto. “O atendimento para gestantes com o quadro de risco precisa ser mais rápido. Em alguns casos é preciso se deslocar de uma cidade a outra, o que leva às vezes mais de quatro horas, pondo em risco a vida do bebê e da mãe. A saúde tanto da paciente, quanto da criança é de extrema importância e merece mais atenção”, disse Tavares.
As despesas com a unidade privada e o deslocamento do hospital público serão custeadas pelo Estado conforme prevê a Lei Orçamentária Anual. “Saúde pública é dever do Estado e que os números de morte sob tais circunstâncias tem aumentado, nada mais coerente do que criar mecanismos que assegurem o direito a quem gera a vida”, conclui Tavares.
Assessoria Parlamentar

Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.