Tv Web

EMOCIONADA, VEREADORA KARLÚCIA MACÊDO FAZ DISCURSO HOMENAGEANDO O CANTOR ALAN MATOS - IN MEMORIAN


Na sessão desta terça-feira (01), a vereadora Karlúcia Macêdo fez um discurso homenageando o cantor Alan Matos que faleceu na última semana. Emocionada, a vereadora leu no plenário um texto escrito pelo jornalista e músico Cleber Vieira em homenagem a Alan.

Confira abaixo o texto lido pela Vereadora:

Alan Matos - In Memorian

UM DIA, UM ADEUS!

Desde os primórdios a música vem cumprindo seu mais nobre papel no mundo, promovendo felicidade, harmonia, sensação de bem-estar, despertando paixões alimentando saudades. A música tem o poder de unir pessoas, contar as mais variadas histórias de amor, as decepções as conquistas, o amor não correspondido, a saudade, mas a música também tem o poder de romper barreiras e fronteiras, unir povos, religião, crenças, credos e etnias, tem a força para abrandar os corações mais empedernidos, enfim é o alimento para alma, é a linguagem dos amantes.

Deus em sua infinita sabedoria e luz fez do homem seu principal instrumento para propagação da música no mundo concedendo a ele o talento, o dom e a energia necessária para que esta mensagem tão importante fosse espalhada levada a cada canto do planeta.

Em 1982 a cidade de Barreiras foi agraciada com a chegada de um jovem rapaz que trazia em sua bagagem o desejo e o sonho de se tornar cantor, pois a paixão pela música já pulsava forte em seu coração e cada nota musical, cada arranjo corria como sangue em suas veias. Nilson Alan Matos teve sua primeira oportunidade musical cantando com o grupo do senhor João Filgueira na Boate Filgueira em Barreirinhas, porém o seu talento começara a despertar os olhares de outras bandas, foi então que surgiu o convite cantar na banda Velho Chico da cidade de Ibotirama. Nesse período Barreiras começava a viver a efervescência da chegada de clubes, bares e casas de show como; AABB, CABEÇA DE VACA, BOIADEIRO, MALT 90, SENZALA, CLUBE FORTALEZA, SAMBAIBA, BAR TELÃO, SACÍ, BRENO RAMOS, SERTÂNIA, BNB CLUBE, isso sem falar nos clubes mais tradicionais como ABCD, DRAGÃO SOCIAL.

Havia então a necessidade do surgimento de mais uma banda musical em Barreiras, pois na época apenas a banda BIRIBA BOYS estava na ativa, foi aí então que Hilton Nascimento Filho (HILTINHO) um jovem músico que já dava o ar da sua graça tocando guitarra nos carnavais de Barreiras em cima do Aguinaldo Som Trio, criou a Banda Brilho e o jovem Nilson Alan Matos passara a se chamar AIan Matos começando ali uma duradoura história musical regada com muita dedicação e paixão. Alan dividiu o palco da Banda Brilho com grandes músicos como Hiltinho (Guitarrista), Waltinho “In Memorian” (Tecladista) Renato (Baterista), Gilson (Baixista), Zé Barros (Percussão) Aloísio “In Memorian” (Vocalista) Beto (Vocalista) entre outros. A banda Brilho passou a ser bastante conhecida em Barreiras, na região Oeste e em outras cidades da Bahia, chegando a realizar shows em Brasília, Goiânia, Piauí, Maranhão, e a cada show Alan conseguia contagiar o público presente com sua voz ,presença de palco e energia, fazendo todos dançar loucamente.

Os carnavais de rua de Barreiras já contavam com o primeiro trio elétrico da região Oeste criado pelo saudoso Aguinaldo Pereira o qual Alan o chamava de “Painho”, nessa época o estilo musical dos carnavais era meramente instrumental ao som de guitarra baiana tocada por Hiltinho e Mano Sergio, foi então que em 1985 Alan realizou um feito histórico, o som das guitarras passou a ter a companhia de um cantor e Alan Matos passou a ser o primeiro cantor de trio elétrico da região oeste com a banda Brilho e daí por diante os carnavais de Barreiras ganhou um novo tom uma nova silhueta.

Em 1992 Alan se afastou da Brilho juntamente com Waltinho,Gilson,Aloisio para criarem o musical Alan e Waltinho que animou vários bailes e seresta até o ano de 2001,esse mesmo grupos criou uma banda chamada Geração Picote somente para tocar em carnavais agregando os músicos Cleber Vieira (Percussionista) e Mano Cambuí (Sax) no trio JONES,o grupo resolveu parar ,pois cada um dos músicos tomou seu rumo,alguns até mudou de atividade e somente Alan e Aloisio seguiram vivendo de música,porém em destinos diferentes.

A inquietação de Alan era muito grande e a todo instante era solicitado para cantar em clubes, bares, festas particulares na maioria das vezes com grupos e bandas diferentes a exemplo da banda Regra 3 de Angical que por varias vezes Alan emprestou sua voz para animar os animados bailes angicalense. Teve importantes apresentações em shows com a tradicional banda BIRIBA BOYS e a banda Altas Tensão da cidade de Barra do Mendes, gravou 06 CD’s em parceria com Gedson Home Studio e em 1978 em meio as dificuldades conseguiu grava um disco de vinil com o titulo CABOCLO onde vendeu 100 exemplares,um feito inédito para aquela época.

A voz de Alan ecoou por conhecidos bares de Barreiras como Recanto Drinks, Globeleza, Sonata, Bar Central, Bar Água Viva (Rio de ondas) e Country Club levando toda sua simpatia, estilo musical e romantismo nas noites calorosas de nossa cidade. Como qualquer artista Alan trazia consigo suas frustrações, anseios, indignações, pois esperava com muita fé que algum dia as portas do mercado fonográfico se abrissem para ele, levando-o ao tão sonhado estrelato, sua perseverança era muito grande e cada dia seu desejo e sonho era alimentado pela força e energia que só a música pode oferecer.

Infelizmente Alan foi comedido por um grave problema de saúde, sendo necessário o transplante de fígado tendo também seus rins comprometidos, começando aí uma luta muito grande para sobreviver, foram dias de espera na grande fila de pessoas que também esperam por um órgão, e no momento em que uma luz surgia no fim do túnel, o problema de saúde se agravou e Alan não resistiu à batalha, no dia 26/09/2013 uma das mais importantes vozes da música barreirense silenciou, as notas musicais ecoaram triste e dor da perda se fez presente. Alan passa a emprestar sua voz ao plano espiritual juntamente com outros tantos artistas que se foram, deixando nosso universo carente de sua voz e energia, deixando a certeza que sua ausência será muito sentida em nosso meio, porém o firmamento será contemplado com mais uma estrela brilhante e irradiante,sua estrela pode não ter brilhado na terra, mas certamente terá suas luz própria no céu.Que deus na sua infinita bondade ilumine seu caminho e que Santa Cecília protetora dos músicos lhe guie pelos caminhos da luz e da gloria eterna!

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem