Na manhã desta segunda feira, 19, os servidores da saúde de Barreiras saíram da sede do Sindsemb na praça Duque de Caxias e foram em caminhada até o Ministério Público Estadual. Na Pauta a solicitação para que o órgão investigue o que a prefeitura de Barreiras tem feito com as verbas destinadas à saúde.
Durante a caminhada de hoje os servidores foram aplaudidos pela população, uma demonstração que a sociedade também entende que a falta de valorização com servidor público traz grandes prejuízos a todos.
Ao chegar ao Ministério Público uma comissão formada pelos servidores Diego Cabral, Fábio Cavalari, Diego Barreiros e a presidente do Sindsemb Carmélia da Mata foi recebida pelo órgão.
Na reunião, os servidores afirmaram a dificuldade que estão passando com a falta de um calendário de pagamento. Segundo os presentes, a grande dificuldade é a programação financeira, é impossível estar com compromissos em dia sem saber qual dia do mês terá o vencimento em sua conta.Outro ponto são os juros e multas que os servidores têm de arcar devido ao atraso de suas contas, trazendo prejuízos reais ao trabalhador.
Os servidores informaram ainda que tem tentando um diálogo com a gestão municipal porém as promessas não estão sendo cumpridas. A comissão lembrou que realizou no último dia 19, quarta feira, uma paralisação e só após pressionar, o governo municipal se comprometeu a pagar uma parte dos salários. Apenas 404 servidores receberam seus salários, os vencimentos pagos foram apenas para os servidores iniciando da letra A até L.
O governo atual criticou a gestão passada por utilizar o critério alfabético para efetivar pagamento dos servidores, as críticas foram em vão, pois a história se repete.
Na quinta-feira os servidores voltaram aos seus postos de trabalho para aguardar se solidarizando com os colegas que ainda não tinham recebido seus salários.
Ainda no Ministério Público os servidores lembraram que em Janeiro realizaram uma reunião com a Secretária de Saúde, Regina Figueiredo, staff da prefeitura e representantes do Sindicato para juntos tratarem da regularização dos salários, onde fui sugerido pelo sindicato e a comissão que o município tivesse um cronograma de pagamento, na ocasião o poder público solicitou um prazo de 90 dias para organizar o cronograma, já se passaram 310 dias e a instabilidade continua.
Na quarta-feira haverá uma nova audiência com o Ministério Público ás 14h, para tratar da denúncia realizada pelo sindicato. A diretoria do Sindisemb tentou diversas vezes contato com a prefeitura mais não obteve nenhuma resposta sobre o pagamento dos servidores.
A caminhada de hoje,19 de agosto, ficou visível a insatisfação da população quando os servidores passavam em caminhada e a sociedade batia palmas. Esperamos agora que o poder público honre com o pagamento dos servidores e estabelecendo um calendário de pagamento evitando transtornos maiores na vida daquele que é seu maior bem na gestão pública, “Servidor”.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.