São Desidério juntamente com os municípios de Formosa do Rio Preto e Luís Eduardo Magalhães serão contemplados com um projeto para redução do desmatamento e das queimadas no cerrado da Bahia. A apresentação do projeto aconteceu dia 10, quarta-feira, na Unidade Regional do INEMA em Barreiras e contou com a presença de representantes dos três municípios, do Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia e do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.
O projeto faz parte das metas estabelecidas pelo Plano para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado – PP Cerrado do Governo Federal que tem a finalidade de promover a conservação, a restauração, a recuperação e o manejo sustentável, além da valorização dos conhecimentos tradicionais no cerrado brasileiro. A meta do Plano é que até o ano de 2020 o país possa reduzir o desmatamento do Cerrado em 40%, aumentando o número de unidades de conservação e realizando o Macrozoneamento Ecológico Econômico, previstos na Política Nacional do Clima.
Algumas das medidas do governo é a elaboração do zoneamento econômico ecológico, o cadastro ambiental rural e a ampliação do número de unidades de conservação. O Projeto que contempla os municípios da região Oeste é uma cooperação entre Brasil, Reino Unido e Banco Mundial, que integra o Governo da Bahia e as Prefeituras. Será executado pela União e Estado em parceria com as prefeituras e terá um investimento de mais de quatro milhões de dólares.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Turismo de São Desidério Demósthenes Júnior, o projeto só trará benefícios ao meio ambiente. “Serão trabalhadas ações para reduzir a emissão de gazes de efeito estufa, conservação da biodiversidade, promoção e adequação de produtores rurais à legislação florestal por meio de apoio a mecanismos de cadastramento ambiental de imóveis rurais e recuperação de passivos ambientais e fortalecimento à capacidade de prevenção e combate a incêndios florestais”.
Disse o secretário. Marcelo Araújo, Diretor de Pesquisas Ambientais da Secretária de Meio Ambiente do Estado da Bahia, afirma que; “As próximas etapas para consolidação do projeto serão a finalização do detalhamento técnico, assinatura dos acordos institucionais, elaboração de termos de referência e início das atividades previstas para o mês de julho deste ano”. Diz.
Sou de Barreiras, estudante de relações internacionais, e é com grande apreço que vejo a apresentação deste projeto. Parabéns aos propulsores e as cidades.
ResponderExcluirPostar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.