O município de São Desidério foi uns dos primeiros municípios do estado da Bahia a concluir seu inventario da oferta turística, que já está disponível no site www.inventario.turismo.gov.br. O inventário turístico é um levantamento detalhado de dados de oferta turística ou o conjunto de atrativos turísticos, serviços e equipamentos e toda a infraestrutura de apoio ao turismo de um determinado destino, como instrumento de base de informação para fins de planejamento e gestão da atividade.
Além de São Desidério, no estado, somente os municípios de Iguaí e Nova Viçosa já estão disponíveis para consulta. O inventário é uma exigência do Governo Federal a todos os municípios que são considerados turísticos, prioritários para o turismo ou de apoio ao turismo, e querem continuar no roteiro turístico brasileiro, ficando obrigados a realizar a inventariação turística da oferta de acordo com as metas do “Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil” do Ministério do Turismo (MTUR).
Para realização desses trabalhos foi realizado um convênio com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde foi formada uma equipe de coordenação e pesquisa sob a coordenação da professora responsável pelo trabalho, Janes Terezinha Lavoratti e do Diretor do Departamento de Turismo de São Desidério, Silvio Reis.
Para alcançar a aprovação, o Inventario de São Desidério passou por várias etapas de avaliação, como convalidação de uma entidade de Ensino Superior, aprovação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, da Bahiatursa, órgão oficial de Turismo do Estado da Bahia e do Ministério de Turismo. Para Juscelino Ferreira, proprietário de uma Agência de Turismo no município, “o poder público municipal cumpriu com sua responsabilidade atendendo as exigências do Ministério do Turismo, mostrando seu interesse pelo o desenvolvimento do setor”.
O Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Demósthenes Junior, ressalta que este documento pode despertar o interesse de investidores no ecoturismo. “A partir do inventário podemos atrair turistas e pesquisadores, aperfeiçoar a exploração sustentável das potencialidades e proporcionar o desenvolvimento do município”.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.