Técnicos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) realizaram, no início da semana, vistoria em cerca de 80 imóveis localizados ruas Valério de Brito e das Palmeiras, onde surgiram vestígios de substância derivada de petróleo na rede distribuidora de água, na sede municipal de São Desidério, no oeste da Bahia. Na ocasião, os moradores foram informados da normalização do abastecimento de água e orientados quanto ao correto procedimento de limpeza dos reservatórios.
Para os moradores que ainda não tinham lavado os seus reservatórios, a Embasa entregou 1 litro de água sanitária e esponja, além de cartilha orientando o procedimento de limpeza. Embora não tenham sido encontrados mais resquícios da substância na rede distribuidora, os técnicos da empresa verificaram a água dos imóveis. A Embasa ainda investiga as causas do incidente.
A moradora da Rua das Palmeiras, Amália de Souza Cardoso, gostou das orientações levadas pelos técnicos da Embasa e acredita nos esforços feitos para a resolução do problema. “Foi um incidente que deixou a gente assustada, mas depois vimos que era apenas em duas ruas e que logo o problema foi resolvido”, afirma ela. “Tão logo foi detectada a substância em sua rede distribuidora, a Embasa prontamente suspendeu o fornecimento para limpar a rede de água na região onde apareceu a substância em São Desidério”, explica o gerente regional da Embasa, Francisco Araújo Andrade.
De acordo com ele, técnicos da Embasa isolaram a rede de água do perímetro atingido pela substância derivada de petróleo como forma de prevenir que em novo incidente alcance maior quantidade de imóveis. “A empresa também prestou esclarecimentos na última segunda-feira, 4, aos vereadores de São Desidério sobre o andamento das investigações das possíveis causas do incidente e as ações já promovidas para minimizar os transtornos para a população atingida com os vestígios da substância na rede de água”, diz o gerente da Embasa.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.