04/02/2013
Representantes do MTS buscam melhorias na educação e agricultura de novo assentamento
O prefeito de São Desidério, Demir Barbosa, recebeu na manhã de sexta-feira, 01, representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. A pauta principal da reunião foi tratar de demandas relacionadas a melhorias na educação de crianças, jovens e adultos de 100 famílias do assentamento Oscar Niemeyer e dar suporte na agricultura familiar para o plantio de 100 hectares de mandioca. Participaram os secretários de Agricultura, José Marques de Castro, Cultura Esporte e Lazer, Nerito Carvalho e Educação, Alaídes França.
O Coordenador Regional do MST, Isaias Nascimento, pede: “Que seja instalada uma caixa de água e mil metros de mangueira para o abastecimento e iluminação elétrica para viabilizar as aulas noturnas dos adultos e escola para as crianças e jovens. Para facilitar a produção do plantio coletivo da cultura da mandioca em 100 hectares do assentamento, que a Secretaria de Agricultura disponibilize as máquinas para a preparação do solo e correção se necessário, outra demanda nossa é a aquisição das ramas ou manivas através da prefeitura”. Disse.
No próximo dia 07 o prefeito e os secretários farão uma visita ao assentamento localizado há dois quilômetros depois do povoado de Almas, para averiguar as necessidades dos assentados. “Temos que resolver de forma que atenda as necessidades dos alunos e das famílias assentadas”. Disse Demir Barbosa. “É mais um assentamento que se instala aqui no município, trata-se de uma área agrícola e de pessoas que vão lidar diretamente com a terra.
Agente vai auxiliar esse pessoal no preparo do solo e no plantio das culturas, vamos dar um apoio técnico a eles”. Afirma o secretário de Agricultura José Marques de Castro Futuramente será analisada pela administração a viabilidade de construção de uma escola no assentamento, porque neste momento não há alunos suficiente para formação de turmas. Segundo a secretária, Alaídes França, “devido a exigências do MEC, uma turma deve ser formada por no mínimo 22 alunos.
A reunião foi extremamente importante porque já chegamos a um consenso, foi decido que as crianças e os jovens serão matriculados na escola de Almas devido à boa estrutura e qualidade de educação e a prefeitura fornecerá o transporte escolar”. “Estou satisfeito, há tempos já temos um bom entendimento, tanto por parte do prefeito como dos secretários e nenhum dos pontos que demandamos foram rejeitados, pelo contrário, alguns pontos foram até implementados para além do que demandávamos para resolver a situação”. Assegura Isaias Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.