
De 19 a 20 de setembro acontece o III Encontro Nacional de Redes e Centrais de Negócios, em Foz do Iguaçu, Paraná. E o Sebrae Bahia está organizando uma Missão Empresarial para levar empresários que participam de redes e centrais de negócio. O evento vai ocorrer no Hotel Golden Tulip.
Esse encontro será focado principalmente na temática da cultura de cooperação, desafios da expansão, sustentabilidade, design e merchandising visual.
A Unidade Regional do Sebrae no Oeste Baiano está com uma turma de seis empresários de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães dos setores do comércio e da indústria.
Carlinhos Pierozan é presidente da Acelem – Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães, e é um dos inscritos no III Encontro Nacional de Redes e Centrais de Negócios. Ele disse que o interesse em se inscrever surgiu porque a cidade de Luís Eduardo concentra duas redes, uma de farmácia e uma de supermercados. Outras estão em processo de criação na cidade, como a de confecção, de bares e restaurantes. Mas existe um entrave, segundo Carlinhos, que é a central de compras. “O que nós queremos é buscar conhecimento e contato de empresários que já lidam com centrais de compras para o esclarecimento pleno e fluência das redes de negócios.”
A formação de centrais de negócios é uma opção de cooperação que vem motivando a competitividade de grupos formados por micro e pequenas empresas. A ideia é reunir empresários que atuam no mesmo segmento de mercado, incentivando os gestores a trabalharem uma série de ações em conjunto, como uma alternativa viável para reduzir custos e aumentar o volume de negócios gerados.
De acordo com Emerson Cardoso, coordenador da Unidade Regional do Sebrae, o trabalho de centrais pode proporcionar comprar, vender, contratar serviços que resultam em ganho em escala. Também aumenta o poder de competitividade entre as empresas envolvidas.
Outra vantagem para as empresas que atuam em centrais de negócios é a parceria estabelecida com os fornecedores. Em algumas situações, promoções de produtos e ações com brindes são financiadas por empresas fornecedoras.
Com a metodologia desenvolvida pelo Sebrae, os gestores de micro e pequenas empresas encontram, além de orientações, um guia para ajudar na implantação desse modelo.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.