
A partir de janeiro de 2013, todos os carros do país terão que circular com um chip de monitoramento. O aparelho vai ajudar na localização de veículos em casos de assalto e identificar motoristas que ultrapassarem o limite de velocidade. A medida também visa prevenir caminhoneiros do roubo de cargas.
O projeto foi batizado de "Big Brother" porque será capaz de identificar todos os locais e horários exatos por onde o veículo passou. O uso do aparelho será obrigatório para toda a frota de automóveis, caminhões e motos do país. Somente os carros bélicos, utilizados por militares, não precisarão do dispositivo, que custará em torno de R$ 5.
Nos carros de passeio, o chip ficará alocado no parabrisa para facilitar a visualização. A partir de janeiro, o Detran vai começar a convocar os motoristas para implantar a placa com o chip. O pagamento deverá ser realizado com a taxa de licenciamento anual (vistoria).
O prazo para adaptação de todos os automóveis vai até 30 de junho de 2014. Os motoristas que forem flagrados trafegando sem o chip receberão multa de R$ 127,69, além de perder cinco pontos na carteira e ter o carro detido.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.