
Segundo dados de 2011 da Organização Mundial de Saúde – OMS, as doenças cardiovasculares são a principal causa de óbito no Brasil e no mundo. Este tipo de doença afeta o coração e os vasos sanguíneos. Estima-se que 33% das mortes no país são causadas por problemas de ordem no sistema cardiovascular. Diante desse panorama, o professor do curso de Enfermagem, Leandro Dobrachinski, desenvolveu um projeto de pesquisa para avaliar, nos alunos ingressantes do curso, os riscos destes desenvolverem doenças cardiovasculares. Tal avaliação contou com o apoio de estudantes do 4º e 8º semestres da FASB.
A acadêmica do 2º semestre, Ana Rosa Lopes, afirma que este trabalho é fundamental para os estudantes, uma vez que é possível conhecer profundamente aspectos do estado de saúde da pessoa avaliada ao tempo em que ela também coopera com a prática profissional de colegas. “Minha mãe já teve um infarto e sei o quanto é importante cuidar da saúde. Cuido-me através de uma alimentação equilibrada e faço exames regularmente”, ensina a acadêmica.
O projeto que integra as atividades acadêmicas da disciplina de bioquímica é desenvolvido em etapas. Numa primeira fase é entregue um termo de consentimento para a participação voluntária dos acadêmicos; em seguida, os estudantes passam por uma triagem, entrevista, pesagem, aferição da pressão arterial, medição da circunferência abdominal e coleta de sangue para avaliação do colesterol e glicemia. Todas estas etapas são orientadas pelo professor do componente curricular.
De acordo com prof. Leandro, a prevenção é sempre a melhor maneira de manter a qualidade de vida: “Muitos fatores podem desencadear as doenças cardiovasculares, a exemplo do histórico familiar, a prática de exercícios físicos, ingestão de bebidas, o fumo e a alimentação. A mudança de atitude é o fator primordial para uma vida saudável”, pontua o professor.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.