Tv Web

Embasa figura entre os melhores prestadores de serviços públicos do país


Pelo quinto ano consecutivo, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) foi classificada como a quarta melhor prestadora de serviços públicos do país, segundo a classificação da revista As Melhores da Dinheiro: as 1000 melhores empresas do Brasil, que já está na bancas. Entre as melhores, a empresa baiana só é superada pelas companhias estaduais de saneamento de São Paulo (Sabesp) e de Minas Gerais (Copasa) e pela Casa da Moeda. No setor de saneamento foi considerada a terceira melhor empresa do País. A disputa envolve empresas públicas do setor de saneamento, do setor de gás, dos Correios, Metrô e Casa da Moeda, entre outras.

Em sua 9ª edição, o mais completo guia corporativo do país traz o levantamento das práticas gerenciais das 1000 maiores empresas instaladas no Brasil em 26 setores da economia. A seleção é feita por meio de um questionário, em que as empresas são classificadas a partir de cinco critérios: sustentabilidade financeira, recursos humanos, inovação e qualidade, responsabilidade social e governança corporativa. Cada indicador recebe um peso específico, sendo que a empresa que somar o maior número de pontos será considerada a de melhor desempenho em seu setor de atividade.

Segundo o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, a colocação conquistada pela empresa é resultado da atual gestão, que vem trabalhando desde 2007 para ampliar o atendimento com eficiência e sustentabilidade. “Graças à prioridade dada pelo governador Wagner de dar acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário a quem mais precisa, conseguimos, cinco anos e meio, atender mais de 2,5 milhões de pessoas com água tratada e canalizada e 1,3 milhões com coleta e tratamento de esgoto”, explica.



Posições da Embasa nos critérios de julgamento da Istoé Dinheiro:



2º lugar na gestão Responsabilidade Social

3º lugar na gestão Governança Corporativa

4º lugar na gestão Recursos Humanos

5º lugar na gestão Inovação e Qualidade



As maiores da Valor 1000



Em termos de desempenho empresarial, a Embasa também se destacou em outro ranking de referência no mercado nacional. Os consultores da revista Valor 1000 classificaram a Embasa na 202ª posição entre as 1000 maiores empresas do país. Esta classificação indica uma melhora de desempenho, pois a empresa subiu 69 posições em relação ao ranking de 2011.

Neste anuário, nas bancas de Salvador a partir do próximo mês, a Embasa se manteve em 11ª posição entre as maiores empresas do nordeste e, no setor saneamento, integrou o grupo das 10 grandes companhias estaduais de saneamento, ficando em 4º lugar no critério Receita Líquida, 6º em Liquidez Corrente, 9º em Giro do Ativo e Rentabilidade e 10º em Geração de Valor



Programa Água para Todos

Principal executora do maior programa estadual, em volume de ações, visando ampliar o acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a Embasa desenvolve, desde 2007, 538 intervenções em 238 municípios, com investimentos que somam mais de R$ 6,3 bilhões. Entre as ações, obras estruturantes que vão levar água de qualidade ao semiárido baiano onde há pouca disponibilidade hídrica, como a Adutora do São Francisco, com 132,2 quilômetros, e a Adutora do Algodão, com 265 km em sua primeira etapa. Destaque ainda para as obras de esgotamento sanitário nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras, Porto Seguro e Lauro de Freitas. Atualmente, a empresa atende a 12,1 milhões de baianos com abastecimento de água e quatro milhões com esgotamento sanitário.





ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

TEL. 3372-4687 / 4639

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem