Os líderes do MST pediram maior celeridade da Prefeitura |
Enquanto os líderes do MST eram recebidos pela prefeita Jusmari Oliveira, os assentados aguardavam na sede da Secretaria Municipal de Educação |
Texto Eduardo Lena | Foto Leila Ribeiro
A prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira, atendendo pedido dos moradores dos assentamentos Santa Rita, Liberdade e Zequinha Barreto, se reuniu na manhã de hoje, 02, com uma comissão para discutir problemas relativos ao setor da educação daquelas localidades.
Mais cedo, cerca de 120 pessoas ocuparam a sede da Secretaria Municipal de Educação pedindo rapidez nas ações do município, uma vez que muitos alunos estão impossibilitados de assistirem aulas devido à inconstância no transporte escolar. Outros pontos reclamados pelos assentados referem-se a não conclusão das reformas nas salas de aulas das escolas dos assentamentos, a falta de carteiras escolares naquelas unidades de ensino e a merenda escolar insuficiente para atender todos os 360 alunos dos assentamentos.
Segundo Isaias Nascimento, 28 anos, coordenador regional do Movimento dos Sem Terras (MST) - regional Oeste, há dois meses o MST ocupou a sede da Prefeitura de Barreiras solicitando o atendimento de vários itens de uma pauta de reivindicação e algumas delas ainda não teriam sido atendidas. “Essa nova mobilização do MST é para cobrar uma maior celeridade da Prefeitura em relação aos problemas existentes nos assentamentos referidos. Alguns itens foram atendidos, mas outros, também fundamentais, ainda não foram postos em prática”, afirmou Isaias, enfatizando que entre os principais estão às melhorias nas salas de aula, a regularidade no transporte dos alunos e a merenda suficiente para atender a demanda daquelas comunidades.
Isaias citou como exemplo o caso do assentamento Santa Rita onde 100 alunos, de turmas diferentes são obrigados a estudar numa única sala de aula. “É preciso fazer um revezamento entre as turmas. Quando uma série está estudando, as outras ficam do lado de fora da sala”, comentou o coordenador regional do MST.
Após ouvir as reivindicações dos assentados, a prefeita Jusmari Oliveira foi informada pelos coordenadores dos setores de transporte e merenda escolar, sobre os problemas decorrentes de cada área e que eles já haviam sido solucionados. “Quanto a merenda escolar, estávamos trabalhando com o número de alunos do ano passado, por isso a merenda não atendia a todos, mas agora, com o novo cadastramento de alunos, o problema já foi resolvido”, falou o responsável pelo setor.
Jusmari Oliveira cobrou maior empenho dos funcionários da prefeitura e determinou um prazo mínimo para solucionar os problemas dos assentamentos. “Sei bem o que é ter a necessidade de um pedaço de chão para dar sustento à família. Eu também tenho origem da zona rural e passei por grandes dificuldades. Reconhecemos a legitimidade desse movimento e vamos agilizar o cumprimento dessas solicitações”.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.