Tv Web

NOSSA RICA CIDADE DE BARREIRAS.


Barreiras é um município brasileiro do estado da Bahia. Sendo o décimo segundo mais populoso deste Estado, com uma população de 137 428 habitantes, possuindo uma área de 7 895,241 km². A cidade é cortada pelo Rio Grande, principal afluente da margem esquerda do Rio São Francisco e é atravessada por 3 rodovias federais, situando-se na região oeste do estado.
A cidade é um importante polo agropecuário e o principal centro urbano, político, educacional, tecnológico, econômico, turístico, político e cultural da região oeste da Bahia.
Barreiras junto as suas cidades circunvizinhas compõe a maior região agrícola do nordeste, além da agricultura irrigada familiar presente no município, com destaque para a produção de frutas. Além dessas potencialidades, pode-se perceber também intensa atividade comercial abastecendo toda região num raio de 300 km. Hoje, por força de seu grande desempenho nos setores do comércio e da prestação de serviços, Barreiras ocupa a posição entre os maiores centros econômicos e populacional do estado e o principal da região nacionalmente conhecida pela força de seu agronegócio.

Agropecuária

Com grande vocação para a agropecuária, Barreiras, acabou destacando-se como maior produtor de café e segundo maior produtor de soja, milho e algodão do Oeste do Estado. Os Principais produtos agrícolas do município constam da produção de grãos – soja e milho, café irrigado, algodão e da pecuária a exploração bovina. Na safra 2005/2006 o Oeste do Estado explorou e produziu o correspondente a 870 mil hectares e 1.983,6 mil toneladas.

Soja - representa a cultura mais explorada em Barreiras e no Oeste, seguida do milho, do arroz e recentemente do café e algodão. A cultura da soja na região, que tem em Barreiras seu segundo município mais produtor (IBGE - safra 2004, participando com 23% do total da produção regional).

Algodão - O algodão retorna a região Oeste em 1995, como o segundo maior produto da região, com o cultivo de uma área de 2,4 mil hectares, e após apenas 12 anos alcança 276,4 mil hectares e uma produção da ordem de 1007,3 toneladas de algodão em pluma, ambos na safra 2005/2006.

Milho - terceiro produto da região tem o município de Barreiras também como segundo maior produtor (IBGE - safra 2004, com participação de 27% do total). O Oeste da Bahia cultivou e produziu, na safra 2006/2007, o correspondente a 166 mil hectares e 1.205,2 toneladas de milho,respectivamente. bastante oscilante, com área cultivada de 30 mil hectares e produção de 68,4 toneladas, respectivamente, na safra 2004/2005.

Café - produzido na região Oeste é uma cultura altamente tecnificada, com elevados índices de produtividades, alcançando 60 sacos/hectare, que representa mais que o triplo da média brasileira que se situa entre 15 a 20 sacos/hectare. O Oeste conta com área total 11 mil hectares cultivada com o café em produção, resultando no volume de 28.434 toneladas (safra 2006/2007), e Barreiras como o município maior produtor (safra 2004).

Feijão - A cultura do feijão ocupa apenas 0,22% da área produtiva regional, com 3,5 mil hectares cultivados e uma produção de 10,8 mil toneladas, na safra 2005/2006.

Pecuária - Atividade mais tradicional, a pecuária em sua forma extensiva, vem ocupando por muito tempo, boa parte das terras do município. Com cerca de 1,7 milhão de cabeças, o rebanho bovino predomina, seguido pelo de caprino e ovino, com 450 mil cabeças. Sua pecuária bovina é forte, e conta com um moderno matadouro-frigorífico, com planta industrial de última geração, inclusive com inspeção federal (SIF), apto para exportação de seus produtos. Na pecuária a região conta com um rebanho bovino da ordem de 1,7 milhão de cabeças, seguido pelo de caprino e ovino, com 450 mil cabeças. Inicia o município um novo ciclo produtivo – o industrial e agroindustrial, ressaltando-se as agroindústrias do complexo soja – grãos óleo e farelo (há mais tempo instaladas por multinacionais), as beneficiadoras de arroz, o recente funcionamento do matadouro-frigorífico Fribarreiras, com inspeção sanitária federal, apto para exportações e a ampliação do matadouro frigorífico de aves, Frango de Ouro, inclusive com a implantação do sistema de integração do produtor.


Indústria e Agroindústria

É complexo e incerto o desenvolvimento dos setores industrial e agroindustrial no município, como de resto na Região Oeste. A indústria é incipiente, os parques industriais do município e da região vão registrando pequenas e médias indústrias de refrigerante, beneficiamento de mármore, sacos plásticos, velas, metalúrgicas e outras. O setor agroindustrial concentra-se no complexo soja – grãos, farelo e óleo, com uma planta industrial em Barreiras e outra em Luís Eduardo Magalhães, ambas multinacionais. O funcionamento recente de um frigorífico para abate de bovinos, caprinos e ovinos, no município, provavelmente iniciará o processo de verticalização da cadeia da carne. Tenta-se ampliar o abate de frangos do único frigorífico de aves da Região – Avícola Barreiras Ltda., adotando-se o sistema de integração e contando com a transferência de tecnologia da Embrapa Suínos e Aves. Algumas poucas beneficiadoras de arroz estão instaladas. A atividade é conduzida de uma forma carente de maior visão empresarial e tecnológica. Barreiras ainda conta com um Distrito Industrial integrado ao sistema estadual com aproximadamente sete indústrias e agroindústrias (com empresas voltadas para o mármore, refrigerantes, velas, sacos plásticos, metalúrgicas, e outras) instaladas e disponibilidade de lotes para futuros empreendimentos.



Fonte: Wikipédia
Foto: Barreiras Noticias

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem