Tv Web

Fetag executa implantação de Estação de Tratamento de Água no Oeste da Bahia


A Fetag Bahia, em parceria com a empresa Frantrat e com recursos do Programa Nacional do Crédito Fundiário – PNCF, realizou a instalação da primeira Estação de Tratamento de Água – ETA do Oeste baiano, instalada no assentamento Nova Ponta D’agua, Distrito de Jupaguá, município de Cotegipe.

Esse projeto foi executado graças à iniciativa da assistente técnica da Fetag, engenheira agrônoma Isabel Oliveira, e do engenheiro ambiental Aridson Canário, responsável pela obra e projeto da ETA. Com custo bastante reduzido (R$ 53.981,28), atendimento para 80 famílias, capacidade nominal de 5m³h, casa de química, estação elevatória e fornecimento de 500 litros de água tratada por família/dia, esse tipo de tecnologia constitui excelente alternativa para o tratamento de água por filtração direta.

Nesse tipo de filtração a água escoa no sentido dos grãos mais grossos para os mais finos, empregando-se vários materiais filtrantes (seixos e areia). O uso da filtração direta foi bem sucedido em vários países, destacando-se a ex União Soviética, Inglaterra e Holanda, e nos últimos 20 anos vem sendo utilizada no Brasil.

“A Norma Brasileira NB 12216 (ABNT, 1992) estabelece que a taxa de filtração a ser adotada deva ser de no máximo de 120 m³/m²/d, diversos parâmetros devem ser observados quando do uso dessa tecnologia, e não se deve observar apenas os indicies de cor e turbidez da água bruta, mas também parâmetros como concentração de algas e suas espécies, matéria orgânica, coliformes totais, concentração de ferro e manganês.” diz Aridson Canario.

O projeto foi desenvolvido a pedido da assessora técnica da Fetag que teve conhecimento de tal tecnologia, e que em outras regiões da Bahia havia a execução de obra similar pelo engenheiro ambiental Aridson Canario. “esse tipo de investimento, apresenta-se como alternativa viável e de excelente resultado às famílias assentadas do PNCF e que utilizam água de superfície para consumo humano, animal e irrigação dos seus projetos produtivos” – acrescenta Isabel Oliveira.

Antes da obra ser autorizada para implantação na área do assentamento, o projeto de execução da ETA foi submetido à apreciação dos engenheiros ambientais da Coordenação de Desenvolvimento Agrário-CDA, órgão responsável pelo uso e aplicação dos recursos do Programa de Credito Fundiário na Bahia para que sua instalação e efetivação fosse considerada viável e não ociosa.

Fonte: Fetag/BA com informações de Isabel Oliveira/Fala Barreiras

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem