
O governador Jaques Wagner se reuniu na manhã de segunda-feira (9), em Jequié, no canteiro de obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, deputados estaduais, federais e representantes das empresas projetistas e executoras da obra. A reunião tinha como objetivo inspecionar o andamento das obras.
O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, o deputado federal, João Leão, o deputado estadual, Cacá Leão e o pré-candidato a prefeito de Barreiras, Antônio Henrique estiveram presentes no encontro. Foram analisados os quatro primeiros lotes da ferrovia e também os principais problemas da obra.
Humberto Santa Cruz relembrou que em 2005, quando era presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), entregou junto com o deputado João Leão, o pré-projeto da ferrovia para o presidente Lula, “Esse pré-projeto foi a semente da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que trará tantos benefícios não só para nossa região Oeste, como para toda a Bahia”, afirmou Santa Cruz.
A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., órgão do governo federal responsável pela execução das obras, prevê que o trabalho esteja concluído em junho de 2014. Segundo o governador Jaques Wagner, o Governo do Estado vai colocar uma equipe para trabalhar junto aos ministérios e às concessionárias, a fim de auxiliar no que for preciso.
Para Antônio Henrique a reunião foi fundamental para sanar os problemas que atrapalham o andamento das obras. “A Ferrovia Oeste-Leste é vital para dinamizar o escoamento da produção e abrirá nova alternativa de logística, resolvendo os entraves, em 2014 teremos a ferrovia pronta”, declarou Antônio Henrique.
O deputado João Leão também destaca outras vantagens que a FIOL irá proporcionar, “Com a realização dessa importante obra será possível reduzir os custos do transporte de insumos e produtos diversos, como também aumentar a competitividade dos produtos do agronegócio”, finaliza Leão.
Segundo a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, os pontos críticos foram identificados e deverão ser enfrentados para que a obra ganhe ritmo.
Asc.Lem/Modificação de Titulo TV WEB
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.