

A Vila Amorim foi o primeiro bairro de Barreiras a conhecer a Campanha 10 Minutos Contra a Dengue, uma proposta lançada no Rio de Janeiro e na Cingapura com o objetivo de combater a doença com o envolvimento direto da população. A Prefeitura de Barreiras, por meio da Vigilância Epidemiológica - VIEP - adaptou a idéia ao município, criando um calendário que alia práticas de prevenção e de combate à dengue. O material começou a ser distribuído aos moradores da Vila Amorim na quinta-feira, 01, na sequencia, será entregue nos demais bairros da cidade.
“Será uma ação integrada entre agentes comunitários e agentes de endemias. Durante as visitas habituais às famílias, os profissionais entregarão o guia com todas as instruções e com um calendário de vistorias que devem ser cumpridas pelos moradores. Em uma semana do mês, durante 10 minutos, o morador fará sua inspeção em pontos específicos da casa para identificar possíveis focos da doença”, esclarece a coordenadora da VIEP, Edelza Marchewicz.
Os agentes farão também o papel de fiscalização durante todo o ano, apoiando as famílias no trabalho de combate à dengue. A idéia é que os moradores dispensem 10 minutos mensais para evitar possíveis epidemias da doença. O material distribuído traz orientações como ficar atento a calhas entupidas, caixas d’água destampadas, ralos com água da chuva acumulado, pratinhos de vãos de planta, e a necessidade de colocar baldes e garrafas com a boca virada para baixo. Segundo a VIEP, na zona urbana de Barreiras o maior índice de focos da dengue está no lixo domiciliar, já na zona rural, nos depósitos de água.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.