
A greve dos policiais militares teve um papel importante: mostrou a sociedade o quanto é fundamental na democracia o papel da polícia. Durante os dias de greve Barreiras esteve entregue ao medo, assaltos pipocavam a luz do dia, as pessoas se sentiam desprotegidas, desamparadas e a marginalidade já, naturalmente ousada, ganhava muito mais ousadia.
Estive nestes dias correndo de um lado para o outro, conferindo uma notícia aqui, um boato acolá, tentando filtrar as informações para publicar apenas aquilo que contribuisse para informar e orientar a sociedade.
Enfrentei durante a greve da polícia três situações em que vi de perto a falta que a policia faz. Uma foi a cobertura do assalto a Madeireira Azevedo, no bairro Morada da Lua, outra foi a cobertura do assalto ao Supermercado Avenida, também no bairro Morada da Lua e por último, fui eu mesmo acompanhando um irmão meu que teve o seu mercadinho assalto, prestar queixa no Complexo Policial de Barreiras por volta das três horas da manhã.
Nestes três episódios, testemunhei o desespero e a angústia de quem teve uma arma apontada para a cabeça por um marginal, ou a dor de quem foi baleado como o Chico da Benfica, dono do Supermercado Avenida. Isso me fez refletir e passei a valorizar muito mais ainda a
o dificil trabalho da polícia. São homens abnegados e de boa vontade, que por um salário que não paga o risco que eles correm, se exponhem a toda sorte de perigos para defender a sociedade.
São homens de fibra que deixam em casa filhos, irmãos, pais, e vão a luta diária para manter o controle de um sistema social que sem a polícia - a greve mostrou isso - se despedaçaria e se tornaria ainda mais injusto do que já é.
Naturalmente que na polícia, como na imprensa, nas igrejas e em qualquer atividade humana, existem também os maus policiais, os que não honram a farda. Estes no entanto são minoria e não representam o conjunto de uma categoria honrada e que se entrega a uma tarefa desgastante e perigosa, todo santo dia.
Correr atrás de bandido, no meio da noite enquanto muitos dormem, não é pra qualquer um. Em razão disso acho que nem a presidente e nem o governador e muito menos os deputados devem criticar o trabalho da polícia. Pelo contrário, devem buscar formas de valorizar esta categoria que tantos serviços presta ao país.
Tenho cá comigo a intuição de que a democracia só funcionará bem com professores bem remunerados, com dedicação a apenas uma escola e ensinando em um só turno, tendo o resto do tempo livre para pesquisas e atividades relacionadas ao seu crescimento profissional, proporcionando assim educação gratuita para todos.
Também acredito que uma democracia não funciona sem médicos bem pagos que possam se dedicar ao serviço público e dar atendimento de primeira qualidade a qualquer cidadão. A saúde é um bem que não pode ser tratado como produto a venda. É um dever de qualquer democracia garantir a saúde do povo.
Nestes mesmo rol dos professores e dos médicos, coloco a polícia. Seja militar ou civil. Os policiais, pela natureza do trabalho que fazem - deveriam ser muito bem remunerados para trabalharem cada vez com mais entusiamo e não precisarem fazer greve para obter parcos ganhos. Isso se o governo cumprir o que prometeu. Falar é uma coisa, fazer é outra bem diferente.
Criticaram os líderes da polícia pela postura que adotaram. Esqueceram que o ex-presidente Lula foi lider grevista, foi preso, fez greve de fome e foi chamado de maluco por muitos e hoje, no entanto, é considerado, com toda Justiça, um dos melhores presidentes da história do Brasil. Aliás nada melhor do que o tempo e a história para mostrar quem estava com a razão.
Termino felicitando os policias pela coragem que tiveram. Não é facil desafiar o poder. Não é qualquer um que tem coragem de dar a cara a tapa. A greve mostrou a falta que a policia faz. No dia que os professores e os médicos tomarem a mesma atitude, veremos também a falta que eles fazem. É assim, aos solavancos, aos tropeços, caindo e levantando, que a democracia avança.
Parabens aos policiais pela coragem e pela união dificil de ver em outras categorias profissionais. Espero que este exemplo sirva de lição para todos os governantes de todos os estados deste país.
Roberto de Sena
Editor do Mural do Oeste ---- www.muraldooeste.com
-------------------------------------------------------------------------------------
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.