Tv Web

Barreiras: Descubra Quem Foram os Primeiros Vereadores e a Lei que Fundou o Município


Por Ignez Pitta de Almeida

Somente conhecíamos o nome de um, José Braz de Souza, porque foi o primeiro presidente do conselho municipal, como naquele tempo se chamava a atual Câmara de Vereadores. Estes eram chamados conselheiros municipais. Tomaram posse em 26 de maio de 1891, mas a relação de seus nomes foi enviada para Salvador junto com o projeto de criação do município Vila das Barreiras.

Atualmente, com os serviços da internet cada vez mais aperfeiçoados, documentos antigos, como jornais, estão sendo digitalizados. Desse modo, Ryan Rocha encontrou a lista dos primeiros vereadores no periódico O Pequeno Jornal, de 9 de abril de 1891. Nesta data, o governador baiano José Gonçalves da Silva já havia aprovado a criação do município de Barreiras, o que sucedeu três dias antes, em 6 de abril de 1891.

Junto com o projeto de criação do município, com território retirado de Angical, estavam anexados os nomes dos cidadãos que desejavam ser os primeiros vereadores, entre os quais ele nomeou José Braz de Souza como presidente da Câmara. Também foram enviadas as biografias de três candidatos a primeiro intendente (prefeito), entre os quais o governador escolheu Martiniano Ferreira Caparrosa, que morava em sua fazenda no povoado de Várzeas. Este passou a ser distrito de Barreiras, conforme a Lei nº 237 de 6 de abril de 1891, que criou o município de Barreiras. O decreto segue abaixo:

"O Governador do Estado resolve pelo presente Acto crear a Villa da Barreiras, cujo Município se comporá do território dos distritos de paz e subdelegacias das Barreiras e Várzea, desmembrados do município do Angical. Palácio do Governo do Estado Federado da Bahia, 6 de abril de 1891.
José Gonçalves da Silva."

Esta é a lei que criou o município de Barreiras, implantado oficialmente em 26 de maio de 1891, apenas um mês e vinte dias após a publicação da lei estadual.



Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem