Em entrevista concedida hoje, 25, na rádio Oeste FM, o Secretário Municipal de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes de Barreiras, João Araújo de Sá Teles, abordou a necessidade de atenção urgente ao Plano Municipal de Águas Pluviais. Com quase 8 anos no cargo, o secretário agora alerta que "se a próxima gestão quiser ter paz, terá que cuidar do Plano Municipal de Águas Pluviais".
A fala, que ressalta a gravidade do problema, levanta questionamentos sobre a eficiência e as prioridades da gestão de Sá Teles durante o período em que esteve à frente da secretaria. O que surpreende é que, após quase uma década como secretário, apenas agora o problema parece ter ganhado urgência em seu discurso público. Nos bastidores políticos, há quem interprete as recentes declarações do secretário como uma tentativa de se posicionar como uma figura indispensável para a próxima gestão, quase como um “salvador da pátria”. Esse posicionamento, no entanto, contrasta com o legado de soluções incompletas e atrasos nas intervenções necessárias ao longo de sua gestão, que eram de sua responsabilidade direta.
Obras Incompletas e Soluções Tardias
Sá Teles destacou na entrevista que a cidade de Barreiras cresceu sem um planejamento adequado para lidar com o aumento das águas pluviais. Ele mencionou que algumas obras foram realizadas, mas muitas estão incompletas ou aguardam licenças, como a transposição das águas abaixo da BR na região da feira. Segundo o secretário, essa obra depende de uma licença do DNIT para ser concluída. O que levanta a seguinte questão: por que essas autorizações não foram obtidas durante sua gestão como secretário da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes? Cabe destacar que as decisões sobre as obras e os processos burocráticos eram de responsabilidade direta do secretário, dentro da autonomia da sua secretaria.
O secretário também citou melhorias em bairros como Morada da Lua e Vila Rica, mas reconheceu que "ainda não está acabado", revelando que as intervenções foram parciais e que áreas da cidade continuam vulneráveis durante períodos de chuva. A percepção de que esses problemas continuam pendentes, mesmo após quase oito anos no cargo, sugere uma falta de planejamento ou de priorização por parte da gestão de Sá Teles, que tinha plena autoridade para gerenciar as ações de sua secretaria.
Contraste de Posturas na Secretaria
Enquanto João Araújo de Sá Teles enfrenta críticas pela falta de conclusividade de suas ações e por uma postura pública considerada por alguns como descontraída em demasia, o que levou a comparações com um "picadeiro imaginário" de sua própria consciência, a subsecretária Luzeni Santos tem se destacado por seu profissionalismo e seriedade. Luzeni é reconhecida por sua dedicação e pela maneira técnica e respeitável com que conduz as questões da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes. Nos bastidores, sua postura é vista como um contraponto essencial à imagem mais polêmica do secretário.
O Que Vem a Seguir?
Com a vitória do candidato apoiado pelo prefeito nas recentes eleições, há expectativas sobre se a nova gestão será capaz de resolver os problemas que ficaram em aberto. A pergunta que surge é: se o próprio secretário admite que a questão das águas pluviais precisa de atenção urgente, por que essa prioridade não foi estabelecida antes por ele como secretário da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes? Vale ressaltar que, embora o prefeito Zito Barbosa tenha coordenado diversas áreas da administração municipal, as ações e a condução da Secretaria de Infraestrutura foram de responsabilidade direta de João Sá Teles. E mais: a próxima gestão precisará contar com as mesmas figuras que agora tentam se posicionar como indispensáveis para solucionar esses desafios?
Da redação Tv Web Barreiras
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.