Defensor ferrenho das causas do Meio Ambiente e militante da defesa do “Velho Chico”, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PV), foi a Brasília exclusivamente para participar de um debate sobre o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, promovido na última terça-feira (17), pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado.
Engajado na causa, o verde já manifestou diversas vezes sua preocupação com a saúde do Rio, que abastece a sua cidade. Em outras ocasiões, Ribeiro chegou a alertar sobre o risco de o rio “morrer” caso não fossem adotadas medidas urgentes para revitalizá-lo.
“Nós que estamos inseridos nas comunidades banhadas pelo Rio São Francisco conseguimos ter uma dimensão real do problema: é o nível da água que baixou assustadoramente, é o peixe que desapareceu, é a margem assoreada, são os bancos de areia onde antes era área navegável, enfim, o Velho Chico vem pedindo socorro e nós precisamos cuidar dele antes que seja tarde. Eu abraço essa causa, pois antes de se falar em transposição é preciso revitalizar as águas do São Francisco”, disse o gestor.
O Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco discutido no Senado deverá ser executado em 20 anos sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, em articulação com o Ministério da Integração Nacional, outros órgãos do governo federal, a população local e governos estaduais e municipais.
O prefeito de Bom Jesus da Lapa já se colocou à disposição para contribuir no que for necessário. “Não mediremos esforços para salvar o nosso Rio. Vamos montar uma verdadeira força-tarefa e o que tiver ao nosso alcance iremos executar”, garantiu Ribeiro.
O evento reuniu também os senadores baianos Otto Alencar (PSD) e Lídice da Mata (PSB), o cantor Xangai, o petista Jonas Paulo e outros defensores da causa.
Ascom.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.