A propriedade da maior esmeralda do mundo, encontrada na Bahia em 2001, será mesmodefinida por meio de julgamento na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. Segundo o Estadão, o Brasil entrou com pedido para que o processo fosse arquivado enquanto representantes brasileiros tentavam recuperar a pedra diplomaticamente, mas ele foi negado nesta segunda-feira (30).
A esmeralda tem 180 mil quilates, 380 quilos e é avaliada em US$ 372 milhões (aproximadamente R$ 1,2 bilhão). Ela é disputada por oito pessoas, entre comerciantes de pedras precisas, mineradores e empresários.
O advogado que representa o Brasil nos Estados Unidos, John Nadolenco, afirmou que a decisão no tribunal superior de Los Angeles atrapalharia as negociações em andamento entre o Brasil e o governo federal americano.
O governo brasileiro entrou na disputa judicial em setembro do ano passado, alegando que a pedra foi extraída e exportada ilegalmente. Se ela for recuperada, a intenção é levá-la para o Museu da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e colocá-la em exposição.
Fonte: Bahia Noticias.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.