Os presidentes, líderes e parlamentares do PPS, PSB, Solidariedade (SD) e PV lançaram, nesta terça-feira (16), um bloco parlamentar, batizado de Bloco da Esquerda Democrática, para atuar no Congresso Nacional e também nas eleições de 2016.
O líder do SD na Câmara, deputado Arthur Maia (BA), disse, em seu discurso, que essa nova força representa a antecipação, na prática, da Reforma Política no país. “Estamos convencidos de que este modelo que está aí não serve mais para o Brasil. Temos a nítida noção de que efetivamente é preciso que haja uma reforma política, que necessariamente passa pela diminuição de partidos. É muito difícil para o Parlamento Brasileiro conviver com 28 agremiações partidárias diferentes. Estamos, portanto, aqui, nos antecipando, na prática, a essa Reforma. É claro que, entre estes quatro partidos, existem diferenças e, que, para construir essa unidade tem que haver generosidade, concessão e consenso de todas as partes. Mas, estamos nos unindo para mostrar que a unidade é digna no Brasil”, afirmou.
Arthur Maia acredita que este novo Bloco dará uma grande contribuição ao processo democrático brasileiro. “Os quatro partidos deste bloco estiveram no campo das oposições ao governo eleito. Esta ideia clara é que nos faz estar hoje irmanados, conscientes que faremos este enfrentamento a partir de agora, não apenas aqui dentro do Congresso Nacional, mas em cada município do Brasil. Vamos levar esta construção que entendemos ser composta por elementos ideologicamente muito semelhantes e também levar a nossa crença de combater estes escândalos um após o outro, que vem desmoralizando o Brasil externamente e corroendo a nossa sociedade internamente” ressaltou.
Na próxima legislatura, a federação de partidos vai contar com 67 deputados federais (34 do PSB, 15 do SD, 10 do PPS e 8 do PV). Sem a formação de outros blocos, seria a segunda força política da Câmara, atrás apenas do PT, que contará com 69 parlamentares em 2015.
Participaram da mesa de abertura do evento o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP); o líder do partido na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR); o presidente do PSB, Carlos Siqueira; o líder Beto Albuquerque (SP); o presidente do Solidariedade, deputado Paulo Pereira da Silva (SP) e o presidente do PV, deputado José Luiz de França Penna (SP).
Confira nota conjunta (leia íntegra abaixo) divulgada pela Federação de Partidos.
Bloco da Esquerda Democrática
Uma nova frente para mudar a política e o país
Os partidos signatários deste manifesto: Partido Socialista Brasileiro (PSB), Solidariedade (SD), Partido Popular Socialista (PPS) e Partido Verde (PV) se unem visando contribuir de forma mais efetiva para o fortalecimento das instituições democráticas do nosso país, para resgatar as boas práticas republicanas e promover as mudanças que o povo exige para que o Brasil volte a crescer e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
Para concretizar esses esforços, anunciamos a formação de um bloco parlamentar na Câmara dos Deputados. Nossa unidade se fortalecerá na defesa dos interesses do nosso povo, com base em uma agenda propositiva para País.
Atuaremos no sentido de que nossa unidade não seja restrita à ação parlamentar, mas possa alcançar todas as esferas de intervenção dos nossos partidos na sociedade, sobretudo nos movimentos sociais. Consideramos também importante que a ação do nosso bloco se traduza pela busca de convergência nas próximas eleições municipais, a partir dos entendimentos e consultas sistemáticos entre os Partidos integrantes do Bloco.
De igual maneira, conclamamos as demais forças e personalidades democráticas do país a cerrarem fileiras em defesa do Estado de direito democrático, da independência do Legislativo e do Judiciário, da autonomia do Ministério Público, da liberdade de imprensa e do direito de opinião, dos direitos das minorias e do exercício pleno da cidadania.
O Brasil precisa enfrentar as reformas necessárias para voltar a crescer. Por isso, o bloco parlamentar se propõe a assumir compromissos de atuar no Parlamento e fora dele, na defesa de bandeiras comuns, de real interesse do nosso País e da sua população, consideradas prioritárias pelos Partidos do Bloco; Assim propõe-se:
1) Um novo Federalismo, para fortalecer os Estados, Municípios e reduzir as desigualdades regionais;
2) Uma ampla e profunda Reforma Urbana, com políticas integradas de mobilidade, transporte, moradia, segurança, esporte, cultura e lazer;
3) A realização de uma reforma política democrática que, além de aperfeiçoar a democracia representativa, ponha em funcionamento mecanismos de democracia participativa;
4) Propõe-se também, que se realize um pacto anticorrupção, que ponha fim as práticas inaceitáveis que o País inteiro vem assistindo e torne transparente os negócios públicos com a iniciativa privada.
É grande a responsabilidade dos partidos signatários deste documento, diante dos desafios da conjuntura e da necessidade de construir alternativas verdadeiras para a vida política nacional. Nosso objetivo principal é contribuir para que o Brasil resgate a boa política, fortaleça suas instituições democráticas e reencontre o rumo do desenvolvimento e da elevação da qualidade de vida do nosso povo.
Brasília, 16 de dezembro de 2014
Carlos Siqueira
Presidente Nacional do PSB
Dep. Paulo Pereira da Silva
Presidente Nacional do SD
Dep. José Luiz de França Penna
Presidente Nacional do PV
Dep. Roberto Freire
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.