A febre chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue, transmitida por um mosquito comum em algumas regiões da África. Nos últimos anos, inúmeros casos da doença foram registrados em países da Ásia e da Europa. Recentemente, o vírus CHIKV foi identificado em ilhas do Caribe e na Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o estado do Amapá. A partir de Setembro deste ano foram notificados casos suspeitos em Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Lauro de Freitas, Riachão do Jacuipe, Salvador, Juazeiro, rio Rela e Bom Jesus da Lapa, dentre outras, com caso confirmado em Feira de Santana. O Mosquito transmissor da Dengue e da Febre Amarela que é o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, , têm todas as condições de espalhar esse novo vírus pelo País. Seu ciclo de transmissão é mais rápido do que o da dengue. Em no máximo sete dias a contar do momento em que foi infectado, o mosquito começa a transmitir o CHIKV para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos.
Caso Suspeito
Indivíduo com febre de início súbito maior que 38,5ºC e dor intensa nas articulações de início agudo, acompanhada ou não de edemas (inchaço), não explicado por outras condições, sendo residente ou tentando visitando áreas onde estejam ocorrendo casos suspeito até duas antes do inicio dos sintomas ou que tenham vinculo com algum caso confirmado.
RECOMENDAÇÕES :
• Manter repouso.
• Tomar muito líquido: água, suco de frutas, soro caseiro, chás, água de coco e sopas.
• Evitar automedicação.
• Manter amamentação.
• Procurar uma unidade de saúde.
• Evitar exposição à ação de mosquitos
ATENÇÃO
Em alguns casos, as dores articulares permanecem por meses ou anos.
Geralmente ocorrem vários casos próximos.
Pode acontecer ao mesmo tempo que a dengue.
CONDIÇÕES DE RISCO
- Gestantes
- Menores de 2 ano
- Maiores de 65 anos
- Pessoas com comorbidades.
No nosso munícipio nós tivemos um caso suspeito de Febre chikungunya em Outubro, foi realizado Bloqueio Perifocal, Uso de Larvicida e uso do Fumacê portátil em dois ciclos. Amostra de sangue do usuário foi enviada para o LACEN-Salvador que enviará para o Instituto Evandro Chagas em Belém/Pará.
O mosquito Aedes aegypti é o transmissor do vírus e suas larvas nascem e se criam em água parada. Por isso, evitar esses focos da reprodução desse vetor é a melhor forma de prevenir a febre chikungunya!
PREVENÇÃO
- Evite o acúmulo de água
- jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo
- lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d'água e cisternas.
- Coloque areia nos vasos de plantas
- Limpe as calhas
- Coloque tela nas janelas
- Lagos caseiros e aquários
- Seja consciente com seu lixo(Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas)
- Uso de repelentes
O uso de repelentes, principalmente em viagens ou em locais com muitos mosquitos, é um método paliativo para se proteger contra a febre chikungunya.
· Colocar telas em portas e janelas, por exemplo.
Vamos juntos no Combate a Dengue e a Febre Chikungunya
Laís Sento-Sé Magalhães Pimentel Correia
Diretora da Vigilância a saúde
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.