Tv Web

SÃO DESIDÉRIO: VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE O USO DE AGROTÓXICOS


Na sexta-feira, 13, no Centro Cultural Celso Barbosa, a secretaria municipal de Saúde por meio da Vigilância Sanitária de São Desidério, promoveu uma capacitação sobre o uso dos agrotóxicos, perigos, manuseios de forma correta, intoxicação, devolução de embalagens vazias, segurança e fiscalização no trabalho e obrigações do empregado e empregador. Participaram do evento, o diretor do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Dorimar Almeida, trabalhadores da saúde, do meio ambiente e agricultura, agentes comunitários de saúde e de endemias, enfermeiros, médicos, secretários e vereadores. Agrotóxicos são quaisquer produtos de natureza biológica, física ou química que tem a finalidade de combater pragas, doenças ou ervas daninhas que prejudiquem as culturas, são Inseticidas, fungicidas, herbicidas etc.



O técnico de Vigilância Sanitária, Processos e Meio Ambiente do Centro de Referência do Trabalhador – CEREST, Anerivaldo Sá dos Santos, palestrou sobre o contexto histórico do surgimento dos agrotóxicos no Brasil, parcerias das indústrias na fabricação dos agrotóxicos junto ao governo e os cuidados iniciais com as vítimas acometidas por intoxicação exógina através dos agrotóxicos, tipos de agrotóxicos e as principais causas de mortes. “Logo no início deve se fazer a anamnese, (entrevista com a vítima que possui formas e técnicas corretas de aplicação para obter um diagnóstico seguro e tratamento correto) com o paciente a fim de procurar exatamente os potencias que levaram esse trabalhador a ter se intoxicado, verificar o ambiente e condições expostas no trabalho que são os principais fatores de vítimas acometidas por intoxicação”. Assegura.


Entre os pontos de maior destaque na palestra dos fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB, Genildo Ribeiro dos Santos e Jumara Fernandes dos Santos, estão os agrotóxicos e a saúde do trabalhador, o uso correto e seguro dos agrotóxicos, controle e fiscalização. “O nosso trabalho na ADAB é a fiscalização do comércio e do uso de agrotóxicos, fazemos a parte educativa com orientações porque informação é um fator fundamental e ensinamos como se prevenir com o uso correto dos EPI`S”. Disse Jumara Santos. Ainda de acordo com a fiscal, a maior preocupação em áreas de grande produção agrícola é com o armazenamento e a reutilização de embalagens, pois nas grandes áreas os produtores são bem capacitados e primam pela segurança do trabalhador. “A utilização da mão de obra é mínima porque basicamente toda a aplicação é aérea e as máquinas têm cabines protegida”. Disse, Jumara dos Santos.


O fiscal, Genildo dos Santos, informou sobre a aplicação, compra e transporte dos agrotóxicos. “Devem ser aplicados com o receituário agronômico ou bula onde tem toda a orientação para a aplicação correta, os produtos devem ser adquirido em revendas autorizadas e cadastrada para esse fim, a empresa deve ter um agrônomo para orientar o produtor quanto à utilização dos agrotóxicos, o agricultor deve transportar esses produtos até a propriedade em carro aberto, e sozinho na carroceria, não pode ser transportado junto com nenhum tipo de alimento ou pessoas. Na fazenda deve ser armazenado em um local adequado, fechado, identificado e pelo menos a 30 metros da residência e dos animais”. Afirma.


Para o diretor da Vigilância Sanitária Dorimar Almeida, a capacitação é realizada pensando em diversos públicos, “Hoje tem diversos públicos aqui, os agrotóxicos são abrangentes e não se trata apenas de produtos aplicados em lavouras. Eu vi a necessidade de trazer essa capacitação para São Desidério para os agentes terem um pouco mais de conhecimento e estarem cientes de usarem os EPI`S que são fornecidos a eles”. Garante.


Texto e fotos: Ascom/São Desidério

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem