Os leitores do Diário Oficial do Estado (DOE) de Alagoas foram surpreendidos nesta segunda-feira (2). Uma parte da comunicação fazia referência ao personagem Mussum, da formação original dos Trapalhões. Lá na página 10, a mensagem trazia a seguinte afirmação: "Mussum ipsum cacilds, vidis litro abertis. Consetis adipiscings elitis. Pra lá, depois divoltis porris, paradis. Paisis, filhis, espiritis santis.
Mé faiz elementum girarzis, nisi eros vermeio, in elementis mé pra quem é amistosis quis leo. Manduma pindureta quium dia nois paga. Sapien in monti palavris qui num significa nadis i pareci latim". Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a publicação foi uma falha ocorrida na Imprensa Oficial do Estado, e, por meio de nota, a secretaria afirmou que "o texto publicado não condiz com a resenha enviada pelo Gabinete desta secretaria, na última sexta-feira, 29/11" e que, durante apuração do fato, ficou constatado que o erro na publicação ocorreu "devido à inserção de uma ferramenta de edição (texto falso) comum em diagramação, que não foi retirado e revisado corretamente".
Utilizado em sites de editoração e design gráfico, o "Lorem ipsum" é um texto para preencher espaço de texto em publicações, com a finalidade de verificar o layout, a tipografia e a formatação antes de usar o conteúdo real. Em muitas vezes, esse texto também é utilizado em catálogos de tipografia para demonstrar textos e títulos escritos com diferentes fontes.
Segundo o G1, no Brasil, uma sátira foi criada e ficou conhecida como "Mussum ipsum", que é o texto publicado no DOE. Mussum sempre terminava as frases com os sufixos "is" e "évis" e usava a expressão "mé" para designar cachaça.
Fonte: Bahia noticias
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.