Participaram do evento diversas representantes do setor como: Ciretran, 10º Batalhão de Policia Militar (10º BPM), Hospital do Oeste (HO), Coordenadoria de Trânsito de Barreiras (COOTRAN), Polícia Rodoviária Federal e Conselho Municipal de Segurança (CONSEG).
No uso da Tribuna Popular, o subcomandante do 10º BPM, Major Camilo Uzêda fez exposição de estatística de acidentes e das principais razões dos acidentes envolvendo veículos, em especial com motocicletas. “Entendemos que a principal motivação seja a imprudência dos motorista pelo excesso de velocidade combinado com uso de álcool e outras drogas, além de ultrapassagem indevida e a inobservância à distância regulamentar. Tudo isso aliado a condições precárias das vias e a ausência de sinalização de trânsito”, disse o oficial.
Outro dado relevante, diz respeito aos a frequência dos acidentes, destacando-se os ocorridos com motocicletas. “Os números são preocupantes! Em 2012, durante todos os 12 meses constam nos registros do 10º BPM 1.152 ocorrência, sendo 692 ocorrências envolvendo motos vitimando 164 pessoas. Em 2013 já somam nos 11 meses 687 registros com 173 vítimas. Como vimos o quadro da violência no trânsito é preocupante. Pedimos a confiança da comunidade e a colaboração para que usem capacetes e não façam ingestão de álcool quando for dirigir. O 10º BPM tem como objetivo, ainda nesse final de ano reduzir os números, e para o ano de 2014 baixar os índices ou até zerar os acidentes de trânsito em nossa cidade, minimizar as perdas por lesão ou fatalidade e criar uma consciência em todos os usuários do trânsito (motociclistas, motoristas, pedestres, profissionais em geral) com vistas a proteger o nosso bem maior, a vida!”, concluiu.
Por outro lado, o traumatologista citou ainda os custos sociais e os dispêndios com as vítimas do trânsito. “A falta de consciência no trânsito, além de aumentar o número de mortes, traz significativo prejuízo aos cofres públicos. Dados do Ministério da Saúde, apontam que um mês de internação pode custar até 50 mil reais. Os dados nos preocupa, uma vez que a vítimas de nossa cidade e região oeste chegam no Hospital com fraturas de grandes ossos, muitas vezes expostas, fraturas na coluna, lesões de órgãos abdominais ou torácicos, algumas vezes associados a traumatismo craniano.”, disse o Drº José Barbosa.
Finalizando, o presidente da Casa, vereador Carlos Tito disse ser notório o problema no município. Infelizmente é comum, a notícia todos os dias sobre fatalidades e acidentes no trânsito. Essa casa está à disposição para acompanhar junto ao executivo o cumprimento da aplicação do orçamento que seja destinado ao setor de tráfego e trânsito no município, concluiu Tito.
Fonte: Mural do Oeste
Fonte: Mural do Oeste
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.