Quatro novos medicamentos contra o câncer de pulmão e a hipertensão arterial pulmonar devem ser oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2014. Atualmente, esse tipo de medicação é obtida somente através de ordem judicial. Com a medida publicada nesta sexta-feira (8) no Diário Oficial da União, a ambrisentana e a bosentana (usadas no combate à hipertensão arterial pulmonar) e o erlotinibe e o gefitinibe (contra o câncer de pulmão) vão passar a ser oferecidos na rede pública de saúde de todo o país.
Assim, fica determinado que os medicamentos contra a hipertensão arterial pulmonar serão oferecidos a pacientes que já tentaram tratamento com outro remédio (sildenafila), mas precisam de alternativa; ou como primeira tentativa em situações especiais --como menores de 18 anos e pacientes com HIV que usam antirretrovirais. Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia apontam entre três a quatro mil pacientes com a enfermidade no país. De acordo com Anderson Silvestrini, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, mais de 20% dos pacientes são elegíveis à utilização dos remédios, que podem reduzir o avanço e a mortalidade associada à doença.
Fonte: Bahia Noticias.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.