Os técnicos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento da Bahia (Embasa) estão promovendo uma série de intervenções para melhorar o abastecimento de água no povoado da Baraúna, em Barreiras. Com o apoio da própria população, a empresa realizou uma operação com a participação de dez profissionais para identificar e corrigir vazamentos, ligações clandestinas e by pass (popularmente conhecidos como gatos) dentro do povoado e nos sete quilômetros de adutora, localizada na BR – 135 - que separa Baraúna da sede municipal.
Para corrigir o problema de maneira definitiva, a Embasa vai substituir, até o final de novembro, cerca de 2,7 mil metros de tubulação para implantar uma nova rede. Edna de Souza, moradora do povoado, era uma das prejudicadas pelo problema. A água só chegava na sua casa à noite. “Hoje a água sai forte da torneira durante todo o dia. Eles estão trabalhando para retirar os vazamentos e estão ligando as casas em uma nova encanação”, conta satisfeita com o serviço prestado.
O gerente da Embasa em Barreiras, Marcos Rogério Moreira, explica que a antiga rede passava dentro dos imóveis, o que propiciava os by pass e a irregularidade no abastecimento. “A Embasa assegurava o fornecimento diário para o povoado, mas na prática, a água não chegava à torneira de todos os moradores da Baraúna”. Segundo ele, eram perdidos cerca de 82 mil litros diários de água no trecho devido a inúmeros vazamentos, by pass e ligações clandestinas. “Diante da extensão da adutora e das dificuldades para identificar as perdas no povoado, precisamos do apoio da população com informações para solucionar o problema.”, afirma.
Investimentos – Nos últimos dois anos, a Embasa investiu um total de R$143 mil para melhorar o abastecimento na Baraúna, em Barreiras. Já foram substituídos cerca de 2,2 mil metros da adutora que leva a água para o povoado e iniciada a operação de uma nova estação elevatória, que elevou em 25% a vazão de água. Houve também a extensão de rede dentro do povoado que beneficiou mais 71 famílias.
Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Barreiras (UNB)
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.