A Assembleia Legislativa promove nesta terça-feira (8), às 10h30, uma audiência pública para tratar do ataque da praga Helicoverpa Armígera, a qual já causou prejuízos de cerca de R$ 2 bilhões nas lavouras de algodão, soja e milho no oeste do Estado. O debate foi proposto pelo vice-presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Casa, deputado Herbert Barbosa (DEM), e deverá contar com a presença do secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles; do presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes (Aiba), Júlio Busato; líderes de associações e autoridades ligadas ao setor. O deputado Herbert Barbosa ressaltou mais uma vez a necessidade da liberação emergencial do Benzoato de Emamectina, único produto venenoso que poderá exterminar a praga. De acordo com ele, há uma expectativa muito grande por parte dos produtores para que o Governo Federal autorize a aplicação do veneno, já que a situação é calamitosa e em breve será feito um novo plantio dos produtos atingidos.
“Já estamos na iminência de iniciar um novo período de plantio, principalmente da lavoura de algodão, e a aplicação do defensivo ainda não foi liberada em nosso Estado e em todo o país. A Comissão de Agricultura desta Casa está mobilizada juntamente com o setor, para que isso possa ganhar força e a presidente Dilma Rousseff autorize, de imediato, a importação desse veneno para que haja a sua aplicação”, observou o parlamentar. A Helicoverpa Armígera causa danos a diferentes culturas de importância econômica, principalmente a do algodão e mais secundariamente soja, milho, tomate, plantas ornamentais e frutíferas, além de leguminosas em geral. O lagarto se alimenta de folhas e caules, tendo preferência por brotos, inflorescências, frutos e vagens, causando danos tanto na fase vegetativa quanto reprodutiva. A praga possui alto potencial reprodutivo, grande mobilidade, capacidade de sobrevivência e de adaptação a diferentes ambientes, climas e sistemas de cultivo. Estas características possibilitam sua dispersão com grande facilidade, uma vez que o inseto adulto pode voar até 1.000 km de distância. Atualmente, a praga já atinge 11 estados brasileiros.
Fonte: Politica Livre
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.