Na terça-feira (22/10) a Câmara promoveu sessão ordinária para marcar o Outubro Rosa, movimento popular comemorado em todo o mundo em combate ao câncer de mama. A mastologista Alba Lima Dias usou a tribuna para fazer um alerta de prevenção à doença.
A médica explicou que ritmo de vida agitado, falta de atividade física e obesidade, maternidade tardia, uso de anticoncepcional durante muitos anos, histórico de câncer entre mãe ou irmãs, dieta rica e gorduras e pobre em fibras são fatores de risco, ou seja, podem contribuir no decorrer do tempo para o surgimento da doença.
A doença pode se apresentar na mama como ferida, tumor, microcalcificação ou inchaço e não é, como se acredita, doença de mulheres idosas. Não há medicação que previna o aparecimento do câncer de mama, mas a detecção precoce através de autoexame ou exames clínicos como mamografia e ultrassonografia, facilitam o tratamento e aumentam as chances de cura.
Alba Dias atenta ainda para a existência da lei federal 11.664 de 2008, que permite à mulher detecção e tratamento de câncer de colo uterino e de mama através do Sistema Único de Saúde.
A vereadora Karlúcia Macêdo e o vereador Lúcio Carlos criticaram a saúde municipal, sobretudo na área oncológica, alegaram falta de garantias de direitos às mulheres, ausência de equipamentos e especialistas, inexistência de métodos e campanhas de prevenção e combate a doenças.
A vereadora Graça Melo, líder do governo, afirmou que não há mamógrafo no município, mas há convênios com algumas clínicas, o que permitiria a realização do exame.
A vereadora Beza cobrou a contratação de mais médicos e o vereador Carlão reclamou das dificuldades de acesso que tem caracterizado o sistema público de saúde. “Na cidade não se está conseguindo marcar um exame de sangue, imaginem uma mamografia. Vale lembrar que o orçamento da saúde previsto para 2014 é de 95 milhões de reais; devemos acompanhar a aplicação do dinheiro”, afirmou Carlão.
Foram aprovados:
Moção de repúdio ao diretor presidente da Embasa Abelardo de Oliveira Filho, a pedido do vereador Gilson Rodrigues de Souza. Consta da justificativa que “Sr. Abelardo pronunciou-se em emissora de rádio local propagando mentirosas e tacanhas afirmações, querendo atribuir a esta Casa de Leis a responsabilidade por sua letargia na conclusão das obras de esgotamento sanitário”. A moção foi aprovada com cinco abstenções.
Moção de aplauso e congratulação em favor do Outubro Rosa e à Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – FEMAMA, a pedido do vereador Tito.
Moção de apoio e aplauso a pedido do vereador Otoniel à Brigada de Incêndios do Ibama/Prevfogo.
Moção de Aplausos, a pedido da vereadora Marileide, à Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Mama.
Projeto de Decreto 027/13, de autoria do vereador Eurico Queiroz, que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Barreirense à Srª Kelli Consuêlo de Lima Queiroz.
Projeto de Decreto 025/13, de autoria do vereador Eurico Queiroz, que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Barreirense ao Sr. João Luis dos Santos.
Ascom.
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.