Na sessão ordinária de quarta-feira (04/09), estudantes da Universidade Federal do Oeste da Bahia -Ufob- usaram a tribuna popular para falar a respeito do movimento grevista iniciado no último mês de agosto. Pollyana Ferreira, Alison Assunção e Gustavo Silva, representaram alunos dos campi de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Luis Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória. Eles exigem prazo para cumprimento efetivo das demandas reivindicatórias. Assistência médica, melhoria do acervo bibliográfico, laboratórios, e ampliação do quadro docente estão entre as requisições estudantis. Os alunos da Ufob afirmaram que a luta é na direção de minimizar a precariedade das condições para docentes e discentes e fazer com que a educação superior de qualidade seja um caminho de transformação social.
Servidores municipais também utilizaram a tribuna. A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Barreiras – Sindsemb, Carmélia da Mata, afirmou que os trabalhadores estão tendo seus direitos subtraídos pela gestão municipal. “Perseguição, salários atrasados, pagamento por ordem alfabética, demissões sem critério, tudo isso revela desrespeito e falta de reconhecimento aos profissionais. Relatos de humilhação são constantes, o que causa baixa produtividade, depressão e alcoolismo”. Sobre a área da saúde, condenou a falta de equipamentos elementares ao atendimento. “Os funcionários não têm materiais mínimos ao consumo diário, como gaze, seringa e agulhas”. O fato foi confirmado por Gilvan dos Santos, coordenador do Sind-Acs/Oeste - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Oeste da Bahia. “Não temos sequer um uniforme para ser reconhecidos e facilmente identificados”. A luta também visa ao recebimento de benefícios previstos pelo estatuto dos servidores.
Durante a sessão foi lida uma carta aberta do poder Executivo, em justificativa às recentes exonerações ocorridas na administração municipal. Diz o texto, que para equilibrar receitas e despesas do município, incluindo as de pessoal, foi determinada a contenção de gastos e equilíbrio das contas públicas com objetivo de garantir, manter e ampliar os serviços essenciais. A solução decidida foi a redução de contratados.
Foi aprovada moção de aplauso ao grupo de capoeira Pallmares, a pedido da vereadora Graça Melo.
Indicações
Vereadora Marileide Carvalho
-Reforma completa da quadra poliesportiva do colégio municipal Cleonice Lopes
-Construção de área verde no entorno do colégio municipal Cleonice Lopes
Vereador Hipólito de Deus
-Redutores de velocidade nas entradas dos conjuntos habitacionais Arboreto I e II
Vereador Otoniel Teixeira
-Disponibilização de tratores aos produtores da agricultura familiar para auxiliar o arado da terra para semeadura deste ano
-Disponibilização de calcário aos produtores da agricultura familiar para auxiliar o preparo da terra para semeadura deste ano
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.