Tv Web

Vereadores discutem exploração do Tálio


Na sessão ordinária da noite desta quarta-feira (13/03), os vereadores levantaram, mais uma vez, debate sobre a descoberta do minério Tálio em Barreiras, na localidade do Val da Boa Esperança. Participaram da mesa de discussão o promotor de justiça do meio ambiente, Eduardo Bittencourt; o gerente do Ibama, Zenildo Soares; a engenheira ambiental, Jamile de Oliveira e o engenheiro agrônomo Jobel Soares, representantes do Inema; e o secretário municipal de meio ambiente, Nailton Almeida.
A comunidade do Val da Boa Esperança e estudantes universitários também estiveram presentes. Segundo explicação dos representantes ambientais, o processo ainda é de estudos na região. Não há licenças concedidas, nem trabalho efetivo de exploração. É preciso uma análise laboratorial avançada para definir se o Tálio encontrado no município é radioativo, o que vai permitir também determinar qual tipo de tecnologia de exploração deve ser utilizada.


Alguns vereadores levantaram dúvidas quanto à preservação ambiental, e preocupações, sobretudo, no que se refere à possibilidade de contaminação dos rios. Segundo os técnicos, o momento atual, que é de pesquisas, não representa nenhuma ameaça, mas a extração pode causar impactos ambientais, como alterações topográficas e assoreamento dos rios, com consequente diminuição de volume e qualidade da água. São previstos também impactos sociais, já que há comunidades ribeirinhas nos locais de possível exploração.


Foi sugerida uma série de audiências públicas para que a população possa ser ouvida. O público também participou fazendo uso da tribuna. Maria Aparecida, moradora do Val da Boa Esperança, explicou que a comunidade quer explicações mais claras sobre a extensão dos impactos. O geólogo Anderson Oliveira pediu que não fossem feitos julgamentos precipitados que possam levar a algum sensacionalismo em torno do mineral, que pode ser extraído por vias baseadas num desenvolvimento sustentável, favorecendo o avanço tecnológico sem comprometer tanto a natureza.


Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem