Tv Web

Embasa busca recursos para a complementação da 1ª etapa da ampliação do esgotamento sanitário de Barreiras


A 1ª etapa da ampliação do sistema de esgotamento sanitário (SES) da sede municipal de Barreiras, realizada pela Embasa com recursos do PAC e próprios da empresa, passa por interrupção temporária, desde o dia 28 de fevereiro, devido ao fim do contrato com o consórcio responsável pela execução da obra. A complementação deste empreendimento está orçada em cerca de R$ 25,8 milhões. "O Governo da Bahia está priorizando este projeto nas solicitações que está fazendo junto ao Governo Federal de recursos do PAC 2", declara o diretor de operação e expansão da região norte, Eduardo Araújo.
A complementação orçamentária da 1ª etapa da ampliação do SES de Barreiras é consequência de mudança, no projeto inicial, da localização da estação de tratamento de esgoto para longe do centro urbano, conforme foi solicitado pela população e pelo poder público municipal. Esta modificação gerou custos adicionais que inviabilizaram o término desta etapa com o recurso previsto.

 Atualmente, 75% do que foi previsto pelo projeto, com as modificações realizadas, estão implantados; parte do material utilizado nas frentes de trabalho se encontra nas dependências da Embasa e a pavimentação recortada para o assentamento da rede coletora de esgoto foi recuperada. Nos pavimentos onde houve intervenção e a recuperação não impediu o aparecimento de buracos, o trabalho de recuperação foi refeito. Nas ruas onde já houve assentamento de rede coletora e de ramais prediais não haverá mais recortes na pavimentação das vias. Na obra de complementação da 1ª etapa da ampliação do SES de Barreiras, apenas as ruas previstas em projeto, que não receberam rede coletora, terão intervenções da Embasa.

 Do que foi previsto em projeto, após a mudança do local da estação de tratamento de esgoto, resta finalizar a construção das estações elevatórias (bombas); o assentamento da rede coletora, que já tem 96% de sua totalidade implantados; a instalação dos ramais prediais, que estão 82% concluídos, e a implantação das ligações intradomiciliares nos bairros onde o serviço de esgotamento ainda não está em funcionamento.

 Atendimento garantido 

 O que foi concluído nesta 1ª etapa garantiu o atendimento aos bairros Vila Amorim, Vila dos Funcionários e Vila Rica, onde cerca de 30 mil moradores estão contando, desde final do ano passado, com coleta e tratamento de esgoto doméstico. Nos três bairros, 49 quilômetros de rede coletora implantados pela Embasa estão enviando os esgotos para a estação de tratamento do Centro Histórico, pois pela proximidade e topografia favorável, puderam contar com o atendimento desta antiga estação prevista para ser substituída pela nova estação de tratamento que está sendo construída na saída para o Piauí. Assessoria de Comunicação Tel: 71 3372-4898

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem