
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas da rede municipal de ensino de Barreiras comprovou os avanços alcançados pela Secretaria de Educação em favor de um ensino público de qualidade. Grande parte das escolas não só alcançou a meta estabelecida para 2011, como superou a média alcançada pelo Estado da Bahia, o município obteve nota de (4,1) nas series iniciais enquanto o Estado ficou com (3,9).
Desde 2009, a Prefeitura de Barreiras vem investindo fortemente na reforma dos prédios escolares, criação de salas de recursos para alunos com necessidades especiais e cursos de capacitação aos profissionais da educação. “Temos promovido a formação continuada de professores e gestores, também ampliamos as sala de recursos que antes era de apenas cinco e hoje conta com 24. O município tem investido para que a qualidade da educação se eleve, municipalizamos a merenda porque entendemos que criança bem alimentada é motivada a aprender mais”, destacou a secretária de educação Ivonete Donato.
Além de superar os índices projetados, várias escolas se destacaram pela grande evolução na qualidade do ensino oferecido. A Escola Municipal Adroaldo Fernandes conquistou a média de (4,3), um crescimento de (1,8) acima da nota da avaliação anterior. A maior nota dos anos finais ficou com a Escola Lar de Emanuel (4,6), e nos anos iniciais Escola Alcyvando Ligoury da Luz I eEscola do Povoado de Boa Sorte alcançaram (4.8).
Informações: Portal Ideb
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.