
Com um contingente de 400 trabalhadores, a obra está atuando em três frentes de trabalho, que trabalharão em 18 ruas no polígono que compreende a Av. ACM, Rua D. Pedro I, Rua Capitão Manoel Miranda e Rua Abílio Farias. Segundo o fiscal da obra de esgoto de Barreiras, Teobaldo Gomes, as ações devem se concentrar principalmente no assentamento dos ramais prediais – estrutura que liga o esgoto doméstico dos imóveis à rede coletora pública.
Apesar dos transtornos da obra, os comerciantes aprovam as intervenções que vão retirar os esgotos domésticos do centro comercial. Proprietário de uma loja de produtos de limpeza, Horácio Sabino, acredita que o benefício será maior ao proporcionar qualidade de vida. “É difícil se acostumar com o esgoto que corre no Centro, que desvaloriza o nosso próprio negócio”, afirma. O vendedor de uma loja de autopeças Herbert Razia afirma que a coleta e tratamento do esgoto do Centro vai possibilitar uma melhor aparência para uma área importante para a economia local. “Não é nada agradável ver o esgoto passando entre as calçadas provocando o mal cheiro, causando uma má impressão principalmente nos clientes e visitantes”, avalia.
Neste período, a Prefeitura Municipal está disponibilizando a Guarda Municipal e os agentes de trânsito para controlar o fluxo dos veículos nas ruas interditadas para as intervenções. Segundo o secretário de infraestrutura de Barreiras, Marcus Penalber, todos os esforços estão sendo utilizados para diminuir os transtornos inerentes a este tipo de obra. “Estamos querendo acelerar a obra para melhorar a área central que, em pouco tempo, terá rede de esgoto e o seu asfalto totalmente recuperado”, afirma. O trabalho de renovação asfáltica vai contemplar 55 ruas da cidade.

Cronograma - Para minimizar os transtornos, o consórcio responsável pelas obras de esgoto e a Prefeitura Municipal apresentaram o cronograma de obras para que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) apoiasse a divulgação junto aos comerciantes do centro comercial. A ideia é reforçar o trabalho de mobilização social junto aos proprietários dos imóveis que acontece obrigatoriamente junto às intervenções. Em caso de reclamação/suigestões, a população do local pode entrar em contato pelo
telefone: (77) 3613 0045.
Obra - Com um investimento público no montante de R$ 78 milhões (recursos da Embasa financiados pela Caixa Econômica Federal), a obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Barreiras já tem implantados 74% da rede coletora e 47% dos ramais prediais. Após sua conclusão, prevista para este ano, o empreendimento projeta a implantação de 24 mil ligações intradomiciliares e vai atender uma população de aproximadamente 91,2 mil habitantes.
Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Barreiras
(77) 3612 9356
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.