

Eu não sei se algum de vocês já percebeu, mas ultimamente tenho visto muitas roupas nada másculas no setor de roupas masculinas, nas lojas por aí. São camisetas justas, decotes V, muito rosa clarinho, algumas vezes rosa-choque, enfim, roupas que não se enquadram ao padrão masculino que é seguido desde alguns séculos.
Essa feminização da moda masculina é algo forçado pela indústria ou os homens é que estão mais suaves? Será isso reflexo da perda do poder masculino na sociedade? Hoje sabe-se que há muito mais mulheres na Universidade, por exemplo. Muitas trabalham fora, e não é mais algo tão incomum que o homem cuide dos filhos enquanto a mulher trabalha fora de casa.
Há também os estilos de corte de cabelo, acessórios e até mesmo unhas pintadas… embora isso tudo seja geralmente coisa de artista e celebridades futebolísticas, o fato é que mais e mais pessoas parecem se acostumar com isso, com essa feminização da aparência masculina.
Nem vou discutir aqui que já houve épocas em que os homens usaram roupas mais enfeitadas que as das mulheres, pois o que ficou estabelecido pela nossa cultura como aceitável para o homem, para aquele que quer se apresentar vestido com decência e elegância, é algo mais sóbrio, simples, nada chamativo.
Forçada ou não, essa mudança no vestuário masculino faz pensar sobre os papéis do homem e da mulher no mundo atual.
Por Tony Lacerda
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.