
Depois de muita polêmica e discursos inflamados na Câmara Municipal até dezembro do ano passado, quando teve seus ‘principais pontos’ integrados à Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo (Louos), o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano que trata agora exclusivamente de intervenções no entorno da Arena Fonte Nova, conhecido como PDDU da Copa, está esquecido. Esse é o sentimento dos vereadores. Há dois meses a tramitação da matéria já foi liberada pela Justiça. O PDDU havia sido contestado por causa de “irregularidades” em sua elaboração, tais como falta de maior discussão com a sociedade. Mas o assunto não está esquecido por completo. Em entrevista ao site Gente & Mercado, diretor das Relações Institucionais da Arena Fonte Nova, Lino Cardoso, afirmou que o projeto de construção de um centro comercial na área está “engatilhado” e “depende apenas da aprovação do PDDU, liberando um empreendimento desse porte na região próxima ao Dique do Tororó”, afirmou. “A mudança que deve ser feita [no PDDU] é justamente para que se englobe esse perfil de empreendimento na região. E acredito que isso vai acontecer”, completou Lino. Os posicionamentos dos vereadores não têm harmonia. Em entrevista à Tribuna, o líder do governo na Câmara, vereador Téo Senna (PTC), não deu muito sinal de preocupação da bancada. “Para a gente votar depende de entrar na Ordem do Dia. Tem que se conversar. Se não tiver pedido de urgência, continua na fila dos projetos. E têm muitos na frente...”, disse Téo. Mais além, o líder governista afirmou ainda que há necessidade de mais discussão e de esclarecimento do que, de fato, será feito no entorno do novo estádio. Segundo ele, a competência para tanto é do governo do estado. “Ninguém sabe ainda o que é que vai ser construído. No meu modo de ver, tem que se discutir mais os impactos de vizinhança e o reflexo que os empreendimentos terão no trânsito da região do Dique do Tororó. Não tem estudo nenhum. Aquela região dali é completamente residencial”, questionou Téo Senna.
Por outro lado, segundo a vereadora Marta Rodrigues (PT), o Executivo municipal não enviou novo projeto do PDDU depois que a matéria foi liberada pela Justiça. A petista afirmou que depois da retirada dos artigos do projeto original que foram incorporados à Louos, a Prefeitura tem de enviar uma nova proposta. “Como o governo do estado não fez mais nenhum contato com a gente, eu acredito que as coisas estejam sendo discutidas com a Prefeitura. A pauta é de interesse dos dois. Se demorar muito de aprovar o PDDU, acho que Salvador perderá a condição de pleitear participação na Copa das Confederações”, afirmou Marta.(Tribuna da Bahia)
Postar um comentário
Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.