Tv Web

Secretário Juca Galvão avalia três anos de gestão da saúde pública de Barreiras




A saúde cresceu em números e em qualidade. Esta é a afirmação do secretário municipal Juca Galvão. Ele fez um balanço das ações implantadas pela atual gestão no setor, durante os três primeiros anos do Governo Cidade Mãe. “Se analisarmos os números, tínhamos, durante todo o ano de 2008, a realização de 750 cirurgias. Hoje são 650 por mês. Eram 3.800 exames laboratoriais por mês e agora, 40 mil. Tínhamos 11 postos de saúde no inicio da gestão, a realidade hoje é de 18 PSF’s e mais 07 postos de saúde que voltaram a funcionar como o do Bezerro e o do Tatú. Nestes dois locais antes não tinha nem enfermeiras, hoje tem médico, dentistas e enfermeiras quase todos os dias da semana. Estamos tentando levar saúde mais próxima à população não apenas da zona urbana, mas também da rural”.
Parcerias - Galvão destaca o apoio recebido da parceria firmada entre o Município e os governos Estadual e Federal como base para as melhorias na área. “Esse vínculo antes não existia. Conseguimos construir postos de saúde e estamos construindo mais 4 PSF’s’ – 3 em Barreirinhas e 1 no Loteamento São Paulo. No Loteamento Flamengo tem um pronto para inaugurar. No Buritis outro já está pronto, e em fevereiro queremos que esteja em funcionamento.”
Maternidade - O fechamento da maternidade municipal há um ano também foi enfatizado pelo secretário. Ele diz que a iniciativa de fechar foi uma reivindicação dos próprios médicos porque durante 20 anos o local não havia sido reformado. “No final de 2010 mudados a maternidade para o Eurico Dutra e começamos um projeto de melhoria, de ampliação e de implantação de novos serviços. Depois de pronta, a maternidade contará com 10 unidades de semi UTI neonatal, terá 35 leitos, antes eram 20. Estamos trabalhando para realizar cirurgias reparadoras no local, transformando a maternidade em um Hospital da Mulher com todos os serviços direcionados à mulher. A mamografia que é feita no Leonydia será lá. O CAM será integrado ao hospital. Os médicos do CAM farão parte do quadro do Hospital da Mulher. A mulher terá um centro integrado de referência, ganhando em qualidade e atendimento”, garante.
Atenção Básica – Os atendimentos na atenção básica saltaram de 23% de cobertura para 70%, é o que revela Juca Galvão. “Praticamente triplicamos os atendimentos de atenção básica nos postos de saúde de Barreiras. Outro destaque vai para o aumento de especialidades oferecidas a população. No Leonídia eram 12 médicos especialistas, hoje são mais de 60 que atendem o complexo Leonídia Ayres – que compreende ainda o CTA e o laboratório. Ainda precisamos trazer mais profissionais. Imagine que Barreiras só tem um endocrinologista para atender toda a população. Não tínhamos angiologista, hoje temos dois, neurologista também são dois. Cardiologistas temos mais de cinco, buscamos suprir todas as demandas”.
Eurico Dutra e 24 Horas – A municipalizado do Hospital Eurico Dutra e funcionamento ininterrupto do Posto 24Horas são citados pelo secretário como referências de atendimentos. “O Posto 24 Horas que funcionava apenas até as 18h, ou seja, 12 horas por dia, passou de fato a dar jus ao nome e atender a população ininterruptamente. Dois clínicos, um pediatra e um cirurgião atendem no local todos os dias. Saltamos de 70 a 80 atendimentos por dia para quase 300/dia. E o Eurico Dutra cumpre seu papel de desafogar o Hospital do Oeste nos casos de urgência e emergência. É uma base de apoio para o HO”
Hospital Dia – Assim como o Eurico Dutra, o Hospital Dia foi citado pelo secretário como apoio ao HO. “O Hospital Dia está desafogando o centro cirúrgico do HO – cirurgias de hérnia, vesícula, esterectomias - que eram um gargalo no HO agora são realizadas no Hospital Dia que anteriormente funcionava apenas como posto de saúde e hoje funciona realmente como um centro de saúde. No local são realizadas cerca de 150 cirurgias/mês em um ambiente que possui apenas 10 leitos, mesmo assim, está batendo recorde, sem contar com cirurgias pequenas de urologia que são feitas lá e nem são contabilizadas”.
Metas para 2012 – Além de melhorar e ampliar a rede de saúde o secretário tem metas já definidas para o ano de 2012. “Queremos inaugurar o Hospital da Mulher em fevereiro, ou, início de março. Terminar os postos de saúde iniciados de Barreirinhas e Vila Amorim, Loteamento São Paulo e Flamengo. Implantar duas novas academias de saúde, uma em Barreirinhas e outra na Vila Dulce. Estivemos no Ministério da Saúde e ficou praticamente certa a liberação de dois novos PSF’s que pretendemos iniciar e terminar ainda nesta gestão. Ampliar o número de médicos por meio de parcerias com as faculdades e, buscar a vinda da oncologia para Barreiras. Queremos aproximar ainda mais a secretaria da população e conseguir chegar a 100% de cobertura na área da saúde”.

Postagens

Os comentários publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog TV Web Barreiras. Não são permitidos comentários que desrespeitem a legislação vigente, a moral, os bons costumes ou que infrinjam direitos de terceiros. O Blog TV Web Barreiras se reserva o direito de remover, sem aviso prévio, qualquer comentário que não atenda a essas diretrizes ou que esteja fora do contexto da discussão. Comentários anônimos ou sem identificação também poderão ser excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem